Início > Saúde > Assistência médica a servidores de São Gonçalo

Assistência médica a servidores de São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  11/04/2021

Funasg atua também em ações preventivas e bem-estar 


Criada em 2011 para oferecer assistência médica e mais qualidade de vida para os servidores públicos concursados, a Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg) oferece diferentes serviços aos funcionários do Executivo. Além de consultas médicas na sede – que fica no Shopping São Gonçalo, em Boa Vista – a fundação tem parcerias com clínicas e laboratórios para a realização de exames.     Além dos serviços de atendimento médico, os funcionários da fundação também trabalham com a prevenção de doenças pelos setores da Prefeitura de São Gonçalo. O objetivo é manter o funcionalismo ativo e com mais qualidade na hora do trabalho. São orientações feitas por equipe multidisciplinar.    

  “A Funasg não é só atendimento médico para os servidores. Nós também trabalhamos com a prevenção através do Projeto Funasg, Muito Mais. Os fisioterapeutas, com apoio da Equipe de Assistência Médica, passam pelos setores das secretarias e órgãos públicos orientando sobre posicionamento postural e como proceder no dia-a-dia para ter um trabalho sem dores”, disse a presidente da Funasg, Mariângela Valviesse.    

 Outro projeto da fundação, é o Funasg+, usado pelos idosos, mas também disponível para todos os servidores. Nele, os funcionários têm acesso à promoção da saúde biopsicossocial (bem-estar físico, mental e social). Dentro do projeto são ministradas palestras, oficinas e atividades em geral para o bem-estar – tudo acompanhado pelos profissionais de saúde, que também aproveitam a oportunidade para avaliar cada paciente e sua evolução com as atividades propostas.   

 “O projeto consiste em criar oportunidades para que haja uma melhor qualidade de vida, prevenindo doenças, estimulando o prazer e a alegria de viver dos pacientes. São realizadas várias vivências psicomotoras e caminhadas ecológicas, utilizando exercícios de relaxamento e postura, respiração, técnicas de dicção, impostação, projeção vocal e música como recursos terapêuticos. Acreditamos que a saúde para essa nova era deve ser holística”, definiu Mariângela Valviesse.      Para mais informações sobre os procedimentos, o servidor pode ligar para 3513-7383.     

Atendimentos – Os profissionais da saúde disponibilizam consultas em três turnos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os servidores podem marcar as consultas pelo telefone 3513-7383 em horários específicos e não há filas no ambulatório. 


Especialidades médicas: Cardiologia, Ginecologia, Neurologia, Clínico Geral, Dermatologia, Endocrinologia, Nutricionista, Fonoaudiologia, Dentista, Fisioterapia, Pediatria, Psicologia e Serviço Social.
Exames: Análises clínicas, ultrassonografia, mamografia, eletrocardiograma e ecocardiograma.


Clínicas conveniadas: Centro Gonçalense de Patologia, Laboratório Novo, Laboratório Positivo, Sobral Laboratório de Análises Clínicas, Serviço Radiológico Gonçalense, Ultrassonografia Dr. Perlingeiro de Mello e Cemi Diagnóstico.


Convênios (endereços das lojas conveniadas em funasg.pmsg.rj.gov.br//convenios.php): Drogaria Itaúna, D’Alcântara Farmácia, Speed Farma, Drogarias Ofertão, Fábrica de Óculos, Clínica de Olhos Boa Visão, Hospital de Olhos Santa Beatriz, Farmacopa, Charlene Quintanilha (Studio de Pilates), Ótica Adélio, Ótica Lords e Ótica Jovem. 

Como usar os serviços?   O servidor deve ter uma credencial de acesso à Funasg. O pedido pode ser feito no protocolo da fundação. Para ter a credencial, ele deve apresentar os seguintes documentos e cópias: duas fotos 3×4, contracheque atual do titular, certidão de nascimento ou de casamento ou de óbito, identidade (RG), CPF e comprovante de residência (atual).  Os servidores podem incluir os seguintes dependentes: esposo (a), companheiro (a), filhos menores de 21 anos (não emancipados de qualquer condição), filhos com necessidades especiais, filhos adotados ou com guarda sob determinação judicial e filhos de até 24 anos cursando universidade. Todos devem apresentar documentação necessária para a credencial, que pode ser consultada no link funasg.pmsg.rj.gov.br//credencial.php.  O pensionista também pode ter a credencial e deve apresentar duas fotos 3×4, contracheque atual do titular, certidão de nascimento e/ou óbito, identidade (RG), CPF e comprovante de residência (atual).

Autor: Ascom
Foto: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content