Fundação de Artes, Esporte e Lazer
São Gonçalo terá mais um fim de semana de diversão para crianças
01/05/2025
Projeto da Faesg oferece núcleos para prática de esportes
São Gonçalo tem como tradição ser celeiro de talentos de atletas de handebol. Por muitos anos, o esporte teve uma grande representatividade nas principais competições do País e o legado dessa história tem tudo para ter continuação. Isso porque novas turmas de handebol estão sendo formadas através do projeto São Gonçalo em Movimento, da Fundação de Artes, Lazer e Esportes (FAESG).
“Durante as aulas, os alunos são estimulados a todo o momento. Estou sempre avaliando e explorando a força física de cada criança. Inicialmente, trabalho de forma lúdica, para um melhor entendimento dos alunos. Depois vou abordando, de forma gradativa, a parte específica de cada movimento do handebol”, afirmou Anna Karolyne Barbeiro, professora do núcleo do Clube Embaixadores, no bairro Camarão, que atende a alunos a partir dos 5 anos.
O handebol é um esporte que exige muita agilidade e gera um melhor condicionamento físico. Por ser um esporte coletivo, também faz com que os praticantes desenvolvam um melhor convívio social. Na educação infantil, auxilia na coordenação motora e na agilidade do pensamento.
“Os benefícios do esporte são inúmeros para as crianças, como estímulo do raciocínio rápido, melhoria na coordenação motora e no senso espacial, além do entendimento da importância da coletividade, o famoso trabalho em equipe”, disse a professora.
A pequena Alice, de 9 anos, teve o primeiro contato com o handebol através das aulas do projeto São Gonçalo em Movimento. Vanessa Carvalho, de 37 anos, mãe de Alice, observa que as aulas estão estimulando a curiosidade e a percepção de trabalho em equipe da menina.
“Sempre fiz questão de colocar a Alice para fazer uma atividade esportiva pois acredito que o esporte estimula diversos aspectos positivos na vida dela, principalmente as atividades coletivas, como o handebol. Desde que ela começou a fazer as aulas tenho notado que ela a ter uma melhor convívio com outras crianças, tem aprendido a partilhar e trabalhar em equipe, além de ver a evolução nas técnicas do esporte. Ela está adorando e fazendo novos amigos”, contou Vanessa.
O projeto São Gonçalo em Movimento oferece o handebol nos seguintes núcleos:
Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados