Início > Uncategorized > Profissionais da Educação recebem orientações sobre merenda escolar

Profissionais da Educação recebem orientações sobre merenda escolar

Compartilhe isso:


Publicado em:  19/04/2022

Objetivo é reforçar importância da alimentação saudável

Em cumprimento às determinações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que os profissionais da Educação tomem conhecimento de todas as ações que envolvam a alimentação escolar, a Secretaria de Educação de São Gonçalo promoveu, nesta terça-feira (19), a Capacitação e Formação de Diretores e Responsáveis de Merenda das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino e Creches Conveniadas. Foram abordados os temas manuseio de gêneros, atenção no pedido de merenda, controle de estoque, preparação das refeições e cuidados higiênicos sanitários.

“Para podermos cobrar um serviço de qualidade, primeiro devemos procurar capacitar as pessoas que irão desenvolver o trabalho. Com esse objetivo, oferecemos a capacitação e treinamento dos manipuladores de alimentos e diretores, para oferecer uma alimentação saudável e de qualidade para nossos alunos, dentro das especificações do FNDE”, afirmou o secretário de Educação, Maurício Nascimento.

A capacitação também abordou a Resolução 06/2020 para dar amplo conhecimento das alterações nas regras quanto aos gêneros que passaram a ser restritos e proibidos, principalmente na educação infantil. De acordo com o FNDE, a oferta de alimentos ultraprocessados e industrializados como biscoito, margarina, açúcar, mel e adoçante passaram a ser proibidos nas preparações culinárias para as crianças de até três anos. Outra alteração importante foi a proibição de alimentos em pó, como o achocolatado, para todas as idades.

“A importância desse encontro é conscientizar os responsáveis de merenda e diretores na prática, para seguir corretamente os cardápios porque eles são preparados de acordo com nutricionistas, com nutrientes necessários dentro do que o FNDE determina semanalmente. Além disso, também é importante salientar todos os critérios que envolvem a preparação dos alimentos, desde o recebimento do gênero até a refeição pronta, cada passo é muito importante para garantir uma alimentação saudável e adequada para os nossos alunos”, disse a subsecretária de Alimentação Escolar, Pâmela Lemos.

Autor: Ascom
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content