Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
A Cruz Vermelha Brasileira, filial de São Gonçalo, participou do segundo encontro do programa “Primeiros Socorros: Capacitação e Treinamento dos Profissionais da Educação”. A aula aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Mutondo, e foi ministrada, no último dia 15, pelo instrutor em primeiros socorros Márcio Araújo, que também é presidente da instituição.
“Os primeiros socorros, como o nome diz, são as primeiras intervenções feitas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até que o socorro especializado chegue. São ações de grande importância que podem salvar vidas. Esse programa precisa ter continuidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo.
O instrutor Márcio apresentou uma aula com conteúdo teórico e prático, com um trabalho pedagógico de excelência. “O encontro foi muito bom pelos conhecimentos que adquirimos em relação a técnicas básicas de primeiros socorros. Saber agir perante tais situações de acidente ou mal súbito dentro ou fora do ambiente escolar pode prevenir complicações e proteger vidas. A Manobra de Heimlink ou abraço do urso, compressão cardíaca, imobilização de fraturas, foram algumas das técnicas básicas que aprendemos neste encontro”, ressaltou a professora Tania Almeida.
Segundo a subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, os encontros do Programa de Capacitação e Treinamento de Primeiros Socorros têm possibilitado a ampliação de conhecimentos e a identificação de situações que necessitem de primeiros socorros nas escolas da Rede Pública Municipal de Educação São Gonçalo e instituições a ela conveniadas.
Autor: Selma Nogueira
Foto: Divulgação
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados