Saúde e Defesa Civil
Novo PAM Coelho deve ser entregue à população em maio
03/05/2025
USF passou por melhorias e oferece mais conforto a pacientes
Com nova estrutura física proporcionando mais conforto para os pacientes e profissionais, a Unidade de Saúde da Família Barbosa Lima Sobrinho, no Porto da Pedra, realiza atendimentos com diferentes profissionais de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O posto de saúde ganhou climatização, acessibilidade e adequações para melhor atender à população e às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A USF realiza uma média de 1.720 atendimentos mensais. O espaço conta com médicos generalistas, dentista, pediatra, ginecologista, nutricionista, educador físico, fonoaudióloga, psicólogo e assistente social. Entre os serviços, estão os exames de sangue, urina e fezes, vacinação com todos os imunizantes de rotina e covid-19 pediátrica.
“Reinauguramos a unidade há uma semana e já percebemos uma maior procura dos pacientes, muitos vindos de outros bairros. Os moradores que já eram atendidos na unidade são só elogios para as mudanças recebidas. E os profissionais também, já que têm como trabalhar em um ambiente mais adequado. O educador físico, por exemplo, ganhou espaço com cobertura na unidade. Antes, ele tinha que realizar as suas atividades em uma quadra do bairro”, disse Giovana Corrêa Lopes de Souza, diretora administrativa da unidade.
As marcações para os profissionais de saúde são feitas diariamente, de segunda a sexta-feira com exceção do pediatra e ginecologista. Para o pediatra, as marcações acontecem às terças e quintas e os atendimentos são às quartas e sextas da mesma semana. Para a ginecologista, a marcação é realizada às segundas para o atendimento na terça. O laboratório também funciona uma vez por semana, mas as marcações são feitas diariamente. E a vacinação tem livre demanda, dentro do horário de funcionamento do posto.
“Nós marcamos o laboratório assim que o paciente sai dos consultórios com os pedidos dos exames. Temos 30 vagas semanais. Quando fecha a quantidade do mês, pedimos que o morador retorne no primeiro dia útil do próximo mês para realizar o agendamento”, explicou Giovana. Outro ganho da USF é em relação às lixeiras, que ganharam reservatório externo para o lixo comum e contaminado.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados