Início > Uncategorized > Educação reúne professores na preparação para ano letivo de 2023

Educação reúne professores na preparação para ano letivo de 2023

Publicado em:  01/02/2023

Profissionais da rede municipal participam de evento na UERJ

O auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ficou pequeno para os 480 professores da rede municipal, que lotaram o espaço nos horários da manhã e da tarde, no primeiro dia de formação e preparação para o ano letivo de 2023, nesta quarta-feira (1). A realização é da Secretaria Municipal de Educação com apoio e certificação do Centro Municipal de Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos (Crefcon). Nesta terça-feira (2), o evento continua em diversos pontos da cidade.

O acolhimento foi feito pela professora mestra Henrieth Porciúncula, que emocionou os presentes com uma performance lúdica sobre o ofício de lecionar, promovendo também dinâmicas de grupo. Logo depois, as professoras doutoras Maria Tereza Goudard Tavares e Márcia Alvarenga comandaram as palestras com reflexões complexas sobre educação. Para as boas-vindas, o secretário de Educação, Maurício Nascimento, reforçou a importância do professor para o andamento da pasta.

“A Educação não é feita na secretaria, ela é feita por vocês, que estão nas escolas todos os dias dando o melhor para que os alunos aprendam. Gostaria de agradecer a cada um que está aqui hoje pelo empenho e por desempenhar um excelente trabalho. Também agradeço imensamente à UERJ por ter cedido o espaço para que possamos ter essa formação e essa troca, começando o ano letivo de 2023 com o pé direito”, disse o secretário.

O evento continua nesta quinta-feira (2), com uma extensa programação em vários pontos da cidade, abordando os temas de Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apoio Especializado e Orientação Educacional exclusivamente para professores da rede municipal de São Gonçalo. As vagas já foram todas preenchidas.

Programação 2 de fevereiro:

– 9h e 14h – “Educação Infantil: Conhecimento, Reflexão e Desenvolvimento… Você é o convidado!” – acolhimento: Profª Mestra Débora Alessandra de Souza e palestrante: Profª Mestra Eliane Cristina – Local: Auditório II Universidade Salgado de Oliveira.

– 9h – “A Pedagogia Social: Educação Integral” – palestrante: Profº Dr. Arthur Viana – Local:  auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

– 9h e 14h – “A diversidade dos Estudantes Gonçalenses” – palestrante: Profª Mestra Cristhiane Malungo – Local: auditório da Secretaria Municipal de Educação.

– 9h e 14h – “Quem são os nossos educandos? Entendendo as novas gerações” – palestrante: Profº Júlio Vidal – Local: auditório do Colégio Ernani Faria.

-14h – “Educação é Educação, Todos são Todos” – palestrante: Profª Mestra Karla Berbat – Local: auditório da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

-18h – “A efetividade na aprendizagem dos alunos da EJA” – palestrante: Profª Mestra Débora Alessandra Souza – Local: auditório da Secretaria Municipal de Educação.

– 8h, 10h, 13h e 15h – “Funções Executivas: Conhecendo as habilidades sociais, afetivas e intelectuais no desenvolvimento humano” – palestrante: Profª Neurocientista Cássia Pinto Ávila – Local: OAB/SG.

Foto: Ascom