Funasg
Últimas vagas em projeto com cuidadores de pessoas com TEA na Funasg
28/04/2025
Homens recebem orientações sobre saúde e dicas de prevenção
As ações pelo Novembro Azul seguem acontecendo em São Gonçalo. A Fundação Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, ocupou a sede da Secretaria de Ordem Pública nesta quarta-feira, atendendo aos guardas municipais e policiais militares que atuam no programa Segurança Presente.
Os agentes receberam do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem orientações para promoção e prevenção de saúde. Foram oferecidos testes rápidos de PSA, sífilis, HIV, hepatite, vacinação e encaminhamento para consultas, quando necessário.
O policial militar Álvaro Brandão, de 38 anos, disse que não vai ao médico há quase 10 anos. E hoje aproveitou para se cuidar.
“A gente não tem tanta atenção com a saúde como as mulheres. Já tem uns 10 anos que não vou a nenhum médico. Mas o cuidado vindo até a gente não tem como escapar”, disse.
Campanha Novembro Azul – O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que pode ser detectado através de alteração em um tipo de exame de sangue chamado de PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico) e do exame de toque.
O câncer de próstata costuma ser assintomático. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) ou 50 anos sem estes fatores devem ir ao médico, uma vez ao ano, para realizar o exame PSA.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados