Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
Os alunos do 2º e 5º ano da Escola Municipal Duque Estrada, localizada no Galo Branco, participaram na última segunda-feira (25) de uma palestra realizada pela equipe da Vigilância Sanitária. O tema foi voltado para a prevenção às doenças transmitidas pelo aedes aegypti.
Todos estudantes ouviram atentamente a mensagem para continuarem, de forma permanente, mobilizando a família e vizinhos para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades como a microcefalia e Guillain Barré.
“As informações passadas para os alunos com certeza terão um impacto na prevenção às doenças transmitidas pelo aedes aegypti. Precisamos cada vez mais difundir as maneiras de prevenção, principalmente com a família e vizinhos, pois só assim o combate ao mosquito poderá ser mais eficaz”, declarou a diretora da escola, Genair Limeira.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
A principal ação para evitar a proliferação do mosquito é eliminar água parada, ajudando assim a combater os focos que podem virar criadouro do aedes aegypti. Tampar os tonéis e caixas d`água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa, também estão entre as orientações.
O aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do aedes aegypti.
Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados