Saúde e Defesa Civil
Saúde reforça ações para controle do mosquito da dengue
04/05/2025
Nesta terça-feira (12), o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, realizou uma ação especial pelo dia da mulher, com palestras, orientações e serviços de saúde para elas. Entre os assuntos abordados, câncer de mama, endometriose, infecção urinária, câncer no colo do útero, depressão e obesidade estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino. Muitas vezes, em função de jornada dupla de trabalho e atenção centrada na saúde da família, mulheres negligenciam a própria saúde, deixando de lado, por exemplo, exames periódicos preventivos.
No local foram oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B, além da aferição da pressão arterial. “Consumo de álcool, distúrbio hormonal, infecções sexualmente transmissível (ISTs), violência contra a mulher, também foram temas discutidos nas palestras realizadas pelas profissionais atuantes na unidade”, conta o diretor da unidade, Jorge Barcellos.
O evento, que contou com atividades físicas do grupo de idosos da unidade, foi finalizado com uma apresentação de dança de ventre do Studio de Dança Noor Farag. Com 200 mil pessoas cadastradas, o Polo, que é uma das unidades de saúde mais antigas da cidade, realiza 20 mil atendimentos ao mês.
O Polo disponibiliza 15 especialidades médicas diferentes para a população. Entre os diversos serviços disponibilizados, especialidades como assistente social, pediatria, médico generalista, nutricionista, neurologista, urologista, ortopedista, psicólogo, dermatologista, proctologista, fonoaudiologia, ginecologista, tisiologista, homeopata e gastroenterologista. A unidade realiza, ainda, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, atendimento aos pacientes com tuberculose e hanseníase.
Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Jonas Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados