Início > Educação > São Gonçalo terá merenda escolar mais saudável

São Gonçalo terá merenda escolar mais saudável

Compartilhe isso:


Publicado em:  14/03/2018

As merendeiras da rede municipal de educação de São Gonçalo já começaram a ser capacitadas sobre preparação e manuseio corretos dos alimentos. A primeira oficina, intitulada “Impactos da alimentação na saúde, meio ambiente e no combate á fome mundial” foi realizada nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no Laboratório de Técnica Dietética da Universo. O objetivo da capacitação é garantir alimentação de qualidade a todos os estudantes da rede municipal.

“Um dos principais objetivos do meu governo é melhorar a estrutura da educação em nossa cidade. E a merenda na escola, que muitas vezes é a única refeição que a criança come, é parte fundamental nesse processo. Estamos pensando na qualidade da comida e no bem estar dos estudantes. Em alguns meses, vamos descentralizar a merenda das escolas. Os diretores e diretoras passarão e poder comprar diretamente dos produtores gonçalenses, ou no mercadinho do bairro, onde estiver mais em conta. Com isso, vamos reduzir ainda mais o gasto com a alimentação e fomentar o comércio na cidade, gerando emprego, renda e arrecadação de impostos. E o mais importante, tudo isso com qualidade e transparência”, garante o prefeito José Luiz Nanci.

Ao todo, 310 manipuladoras de alimentos (merendeiras) participaram do programa, que contou com uma minipalestra sobre alimentação consciente e sustentabilidade, além de atividades práticas de receitas. O secretário municipal de Educação, professor José Augusto Nunes, participou da abertura da oficina e falou sobre a importância desse trabalho:

“Esse é um trabalho de conscientização mesmo sobre o que é alimentação escolar, sobre o que é a merenda para os nossos alunos. Estamos começando um ciclo de conversas, de orientações a partir de vocês. Vamos aproveitar ao máximo o conhecimento e buscar um pouquinho da consciência do dever na questão pública. Nós estamos aqui servindo ao público, nós somos funcionários públicos, exercemos uma função pública na educação e precisamos estar atentos. Então vamos nos orientar, eu quero que vocês aproveitem ao máximo essa capacitação”, disse o professor José Augusto.

Durante a oficina foram preparadas receitas de yakissoba de legumes, sopa de feijão com macarrão, tutu de feijão (feito com farinha de aveia e banana) e feijoada consciente. Todas as merendeiras tiveram a oportunidade de preparar e degustar uma receita. A palestra ficou a cargo de representantes da ONG Alimentação Consciente Brasil, sob a supervisão da responsável técnica Iracy Barcellos, da Secretaria Municipal de Educação.

“É importante ressaltar que todas as receitas foram feitas sem proteína animal, mas ricas em proteína vegetal. Ao longo deste ano, vamos promover mais oficinas de capacitação sobre lanches saudáveis e reaproveitamento de alimentos”, concluiu Iracy.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content