Início > Saúde > Secretaria de Saúde garante insulina para pacientes

Secretaria de Saúde garante insulina para pacientes

Compartilhe isso:


Publicado em:  16/03/2018

A distribuição da insulina especial, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (16), garantiu o tratamento de 200 pacientes diabéticos cadastrados em São Gonçalo pelos próximos dois meses. Entre os cinco tipos de insulinas especiais fornecidas pela Prefeitura de São Gonçalo, estão os medicamentos em falta na distribuição estadual, como as insulinas de longa duração Levemir, Tresiba e a Novorapid, usadas por pessoas que não conseguem controlar as taxas de açúcar no sangue com os tipos tradicionais. Com a distribuição desses medicamentos, o município cobre 90% da demanda por insulinas.

“Garantir a continuidade do tratamento dos pacientes diabéticos é uma das prioridades da secretaria e também de extrema importância para a vida desses pacientes. Apesar das dificuldades causadas pela crise vivida no país, estamos buscando viabilizar a distribuição desses medicamentos, pois sabemos que são de extrema importância para os pacientes”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Dependente do medicamento há dez anos, o estudante de enfermagem Nivaldo Mendes, 20 anos, tem um bom controle da doença, já que usa o medicamento regularmente. Mensalmente, sua mãe, a auxiliar de escritório Edilene Ribeiro, 49 anos, vai até o Núcleo de Assistência Farmacêutica, no Zé Garoto, buscar a quantidade necessária para seu filho utilizar no mês.

“Lá atrás não tínhamos essa facilidade pra conseguir o medicamento, a distribuição era deficiente. Há alguns anos passamos a pegar os insumos regularmente aqui na unidade. Agradeço muito a equipe envolvida nesse processo”, conta Edilene.

Além das insulinas especiais, mensalmente, cerca de quatro mil pessoas, entre adultos e crianças, retiram insulinas e seringas na Central de Dispensação de Medicamentos no PAM do Alcântara, em São Gonçalo, unidade que é referência no tratamento de diabetes. No município, cinco polos sanitários oferecem informações, consultas com cardiologistas, endocrinologistas, exames e medicamentos à população.

FOTO: Edilene Ribeiro feliz com a distribuição das insulinas feitas pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Macelle Corrêa
Fonte: Semsa

Notícias relacionadas

Skip to content