Saúde e Defesa Civil
São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
01/05/2025
Haverá realização de testes e distribuição de preservativos na próxima semana
O feriadão do carnaval está chegando e é importante esclarecer a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo a HIV. Por isso, a coordenação do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Shopping Pátio Alcântara, vai realizar uma ação especial entre os dias 19 e 21 de fevereiro, das 10h às 16h.
Durante os três dias, os gonçalenses poderão fazer testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B no L4; e receber orientações sobre as infecções, como formas de prevenção, tratamentos e onde encontrá-los em São Gonçalo; e ainda terão distribuição de preservativos e gel lubrificante no L2.
“Sempre realizamos ações de conscientização nesse período pré-carnavalesco em locais com grandes aglomerações. Informação nunca é demais. E a prevenção é o melhor remédio. No entanto, é bom lembrar que os cuidados com a saúde devem ser durante todo o ano”, disse a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane.
Em São Gonçalo, os moradores têm acesso garantido em todos os postos de saúde, clínicas, polos sanitários e PAMs aos preservativos durante os dias úteis da semana, das 8h às 17h. E, se alguém precisar fazer um teste rápido, também há vários locais disponíveis (veja abaixo).
“Quem quer evitar a contaminação por HIV/Aids, antes de ter exposição de risco, pode fazer a profilaxia pré-exposição (Prep), que cria uma barreira de proteção contra o vírus HIV, tendo 98% de eficácia. O propósito é prevenir e não tratar ou curar a doença. A Prep, no entanto, não protege contra outras ISTs, como sífilis, clamídia e gonorréia. O ideal é sempre usar o preservativo”, explicou a secretária municipal de Saúde, Dra. Bianca Serour.
Quem fez sexo desprotegido (sem camisinha) e não quer ter dúvidas em relação à contaminação, pode realizar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). O método para evitar a contaminação pelo HIV pode ser iniciado até 72 horas após a exposição da pessoa ao vírus. A medicação com anti-retroviral tem 98% de eficácia quando usada corretamente.
Unidades com tratamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h
HIV:
Hepatite B e C:
Sífilis:
Locais de Atendimento da Prep (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Locais de Atendimento da PEP (sem marcação: de segunda a sexta, das 8h às 17h)
Urgência e Emergência, diariamente após 17h
Locais de testagem rápida
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados