Início > Coronavírus > Abrigos para idosos de São Gonçalo são sanitizados

Abrigos para idosos de São Gonçalo são sanitizados

Publicado em:  19/05/2020

Entre os dias 11 e 19 de maio, a equipe da Vigilância em Saúde Ambiental, através dos seus agentes de Controle de Endemias, realizou a sanitização de todas as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município. Os profissionais usaram o costal contendo quaternário de amônia de 5ª geração diluído em glicerina vegetal. A ação foi realizada para conter a propagação do novo Coronavírus.

A equipe sanitizou os 32 abrigos da cidade. A atitude visa proteger os idosos que habitam os ILPIs municipais e estão incluídos entre o grupo de risco do Covid-19. Segundo dados do IBGE, São Gonçalo tem a segunda maior população idosa do estado. Estima-se que 12% dos moradores já ultrapassaram os 60 anos.

“A sanitização é extremamente importante para conter a doença no município. O quaternário tem a função desinfetante contra fungos, bactérias e vírus. A aplicação deste produto visa romper a cápsula do vírus e eliminar estes seres do ambiente”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com diretor da Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato, os funcionários foram capacitados e estão trabalhando com todo equipamento de proteção individual (EPI) necessário: máscara, viseira, luva e macacão branco. A tecnologia adotada pela Prefeitura de São Gonçalo na sanitização é a mesma utilizada pela China.