Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
Uma ação conjunta entre a Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, Ordenamento Urbano, Guarda Municipal e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou abordagem na Praça Zé Garoto, localizada no bairro de mesmo nome, a pessoas em situação de rua. Assistentes e educadores sociais participaram da atividade, na noite desta quarta-feira (27), que teve como objetivo promover o cadastramento da população.
De acordo com o coordenador do Centro Pop, Ferreira Guimarães, os moradores são oriundos da região.
“Realizamos semanalmente abordagem de rua, em diferentes pontos da cidade, onde é feita a retirada de documentos e a inscrição no Cadastro Único, inclusive, estes moradores já possuíam suas documentações e são beneficiários do programa Bolsa Família. Devido a situação financeira que o país se encontra, muitos vão à Praça Zé Garoto com o intuito de adquirir alimentos doados pelas igrejas. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas vivam com dignidade”, disse.
Os principais objetivos das abordagens são identificar famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com direitos violados; promover ações de reinserção familiar e comunitária e garantir a cidadania destes, que em sua maioria, estão em situação de rua pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, rompimento do vínculo familiar e desemprego.
Segundo o subsecretário de Posturas, Everson Fernandes, as equipes não encontraram drogas ou armas no local durante a abordagem. A empresa Marquise forneceu apoio à ação, realizando a retirada de lixos e materiais acumulados.
Autor: Ascom
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados