Início > Transportes > Ação contra transporte escolar irregular

Ação contra transporte escolar irregular

Publicado em:  17/02/2017

A Subsecretaria Municipal de Transportes, por meio do Departamento de Trânsito, realizou a primeira ação do projeto “População em Foco – Transporte Escolar”, que tem como objetivo a fiscalização de transportes escolares ilegais na saída do turno da manhã e na entrada do turno da tarde, em escolas particulares da cidade. A ação será realizada uma vez por semana em escolas diferentes, entre os meses de fevereiro e maio. Após este período, os veículos que forem flagrados em situação irregular sofrerão sanções.

Nesta primeira ação, montada na porta de um colégio particular na Avenida Paula Lemos, no bairro Mutuá, os fiscais de transporte trabalharam em conjunto com agentes da guarda municipal. Distribuíram panfletos, esclareceram dúvidas e orientaram 20 motoristas sobre a importância de estar com o veículo legalizado, em cumprimento ao Artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente”.

A diretora do Departamento de Educação para o Trânsito, Kiyomi Castro, explicou que as ações nas escolas, inicialmente, têm caráter de conscientização. No entanto, caso seja necessário, os motoristas flagrados em situação irregular receberão a devida punição.

“Esta ação de fiscalização de transportes escolares ilegais é uma entre várias que o Departamento de Educação para o Trânsito executa em nossa cidade e nas escolas. É importante fazermos essa conscientização. Devemos zelar pela segurança dos transportados. Nosso foco não é multar ou rebocar, mas caso seja necessário faremos. Não podemos deixar um veículo fora das exigências do CTB circulando por aí, oferecendo riscos a transportados e/ou pedestres”, afirma Kiyomi.