Início > Desenvolvimento Urbano > Ação na Praia das Pedrinhas retira 1 tonelada de resíduos sólidos inorgânicos

Ação na Praia das Pedrinhas retira 1 tonelada de resíduos sólidos inorgânicos

Publicado em:  26/07/2019

Comemorado neste dia 26 de julho, o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais foi marcado em São Gonçalo com uma ação de limpeza e retirada de resíduos sólidos do manguezal que circunda a região da Praia das Pedrinhas. Foram retirados mais de uma tonelada de lixo inorgânico.

A iniciativa, promovida pelo Projeto Uçá, uma Organização Não Governamental (ONG) que atua com ações de sustentabilidade e limpeza das praias e manguezais, contou com o apoio da subsecretaria municipal de Limpeza Urbana e da secretaria municipal de Meio Ambiente, foi realizada pelo Projeto Uçá, uma Organização Não Governamental (ONG) que atua com ações de sustentabilidade e limpeza das praias e manguezais.

“A Praia das Pedrinhas é um dos grandes cartões-postais da cidade e precisamos preservá-la. É necessário uma conscientização de que aquilo que é jogado ao mar, chega aos manguezais e só prejudica a nós mesmos, já que é uma área importante para apropriação de animais marinhos e da vida humana. Observando a ação é possível perceber o quanto de lixo é descartado irregularmente. Portanto, devemos respeitar o meio ambiente que faz parte do nosso próprio lar. Trouxemos como apoio um caminhão e uma equipe para complementar a ação. A coleta de lixo e varrição da cidade está regularizada, agora é necessário um aprendizado de que um pequeno lixo jogado no chão é suficiente para gerar consequências no nosso cotidiano”, explica Paulo Vallado, subsecretário de Limpeza Urbana.

Durante a ação foram retirados plásticos, tecidos, pneus, tubos de vídeo, borracha, entre outros. A ONG teve a função de coletar tudo aquilo que não pertencesse ao ambiente e tivesse ao alcance, com exceção do que é orgânico, como as folhas. Também, houve dicas de educação ambiental aos participantes e a distribuição de folders informativos.

O biólogo marinho e responsável por essa ação, Rodrigo Gaião, explica como é realizado o processo de despoluição e o porquê de realizarem essa iniciativa. “Como hoje é um dia comemorativo, estamos realizando outras duas ações de limpeza em outros municípios. É a nossa segunda vez aqui. Muitos fatores contribuem para a retirada da poluição, como a baixa da maré que faz grandes resíduos ficarem encalhados na areia. Hoje mesmo tiramos um pneu de caminhão que estava bastante soterrado. Quilogramas de vidro e garrafas pets foram, também foram encontrados. Tenho certeza que após essa ação vai melhorar muito o acesso nessa parte da praia e queremos que as pessoas se conscientizem após esse trabalho. Nossa ONG tem uma área de abrangência no entorno da Baía de Guanabara e alguns municípios da bacia contribuinte, então, distribuímos as ações dependendo da época do ano”, informa.

A ação, também, contou com a participação de membros da Associação de Pescadores da Praia das Pedrinhas e alunos do Coletivo Jovem da Faculdade Maria Thereza que participam do projeto Uçá regularmente.

ONG

O Projeto Uçá é uma Organização Não Governamental (ONG) patrocinada pelo Programa Petrobrás Socioambiental. Criada em julho de 2012, tem a função de atuar em todo o ambiente costeiro, com foco nos manguezais e todas as pessoas que vivem em seu entorno. O projeto acontece em oito municípios do Rio de Janeiro (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Magé, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Petrópolis e Teresópolis), mas também acaba realizando trabalho em outras regiões.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga