Mais de 200 pessoas participaram da Ação Social em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (2), no ginásio Henrique Laje, no residencial Venda da Cruz. Foram oferecidos diversos serviços para moradores da região durante a ação realizada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência (Semimd), através da Subsecretaria do Idoso.
A atividade aconteceu em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, além da Subsecretaria de Trabalho. Durante a ação o público teve acesso a serviços como: aferição de pressão arterial e glicose, orientação nutricional, atualização da caderneta do idoso, massoterapia, auriculoterapia, exames oftalmológicos, orientações de saúde bucal e higienização, informações sobre o Bolsa Família, agendamento para emitir carteira de trabalho, entre outros.
Edgard da Costa Pereira, de 70 anos, ficou sabendo da ação social através do Cras Venda da Cruz, onde faz aulas de dança de salão. O morador de Santa Catarina foi um dos primeiros a chegar e aproveitou para aferir a pressão arterial.
“Essas ações nos ajudam a ter uma noção de como está a nossa saúde. O bom é que os profissionais envolvidos nos orientam sobre quais médicos devemos procurar e onde devemos ir. Gosto muito e sempre participo de eventos como esse”, conta Edgard.
Moradora de Venda da Cruz, Mariane da Silva, de 41 anos, aproveitou a ocasião para medir e pesar a filha de 7 anos, além de buscar dicas sobre consumo consciente de energia elétrica e orientações sobre a tarifa social baixa renda com a Enel.
“Soube da ação por causa do carro de som que passou anunciando pelo bairro. Precisamos de mais eventos como esse, porque é uma ótima oportunidade para tirarmos dúvidas sobre diversos assuntos e, principalmente, fazer uma avaliação da nossa saúde”, afirma Mariane.
Em São Gonçalo os idosos representam 12% da população total, ou seja, mais de 140 mil pessoas. Para Marta Maria Figueiredo, secretária da Semimd, é fundamental promover atividades voltadas para essa parcela da população.
“A população idosa está crescendo cada vez mais e daqui a alguns anos teremos mais idosos do que crianças no nosso país. Essas ações promovem a saúde e bem-estar dos nossos idosos. O trabalho em rede é fundamental na garantia do envelhecimento saudável da nossa população”, afirma Marta.
Além da Enel, participaram também do evento o Hospital de Olhos Santa Beatriz, com consultas e exames oftalmológicos; as Óticas Diniz, com teste de acuidade visual; Márcia Mú Saúde que ofereceu sessões de massoterapia e drenagem linfática e Cedae com distribuição de água mineral.
O subsecretário da Pessoa Idosa, Leandro Suzarte, destaca a importância do trabalho integrado na realização de eventos voltados para esse público.
“Mais uma ação realizada com sucesso, graças ao trabalho integrado com a assistência, saúde e Subsecretaria do Trabalho, além das empresas parceiras que sempre apoiam e participam das nossas iniciativas. Essa integração garante atendimentos e esclarecimentos para a nossa população que precisa e merece de todo o nosso cuidado, atenção e acolhimento”, conclui Leandro.
Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados