Início > Desenvolvimento Social > Ação social no CRAS Jardim Catarina recebe mais de 200 pessoas

Ação social no CRAS Jardim Catarina recebe mais de 200 pessoas

Publicado em:  26/06/2017

Aproximar o serviço público da população. Foi assim que a coordenadora Any Aline Silva, do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Jardim Catarina, definiu o serviço que nesta segunda-feira (26) recebeu a ação social promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social. A iniciativa leva diversos atendimentos gratuitos à comunidade, como auxílio jurídico com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), serviços de beleza, testagem rápida de infecções sexualmente transmissíveis (IST) com as equipes da Secretaria de Saúde, e cadastro e outras dúvidas com equipes do Bolsa Família e CRAS.

“O CRAS é muito importante para toda a comunidade, são serviços básicos mas extremamente cruciais para a população. Atendemos mais de 300 famílias todo mês, vemos o quanto o bairro tem inúmeras carências sociais, e temos visto que nosso trabalho tem gerado um retorno positivo. Fazemos continuamente a busca ativa dessas famílias, procurando conhece-las e apresentar os serviços do CRAS. Nosso desejo é ser cada vez mais próximos da população que atendemos”, disse a coordenadora.

O secretário de Desenvolvimento Social, Marlos Costa, que vem participando e construindo junto as equipes da SMDS todas as ações, destacou o quanto o trabalho em rede tem apenas a beneficiar a população gonçalense.

“Nós, enquanto secretaria, estamos nos empenhando para ampliar o diálogo entre as redes do serviço público. Dialogando com as secretarias de Saúde , Educação, e buscando cumprir o pedido do nosso prefeito José Luiz Nanci em ofertar um trabalho de qualidade à população. E temos conseguido graças ao empenho de cada pessoa da secretaria”, disse.

As atividades aconteceram na quadra da Escola Municipal Irene Barbosa Ornelas, também no bairro Jardim Catarina. A diretora da unidade, Fabiana Rezende, que esteve presente durante a ação, relata a importância do trabalho integrado das redes de assistência.

“A comunidade se sente acolhida com essa integração. Hoje temos muitos alunos que participam das oficinas dos serviços de convivência do CRAS, as equipes técnicas vêm até a escola e falam sobre os serviços. Isso é pensar a escola como serviço público, e o aluno em sua integralidade. Eles se sentem valorizados e isso não tem preço”, disse.

As ações sociais já passaram pelos bairros Engenho Pequeno, Itaoca, Centro, Salgueiro, Guaxindiba, Barro Vermelho e Neves, e cerca de mil pessoas já foram beneficiadas. A próxima ação será no CRAS Amendoeira, a partir das 9h.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga