Início > Desenvolvimento Social > Ação Social no Jardim Catarina atrai milhares de moradores

Ação Social no Jardim Catarina atrai milhares de moradores

Publicado em:  01/10/2018

Aproximar o serviço público da população e garantir o exercício da cidadania. Esses foram os objetivos principais da Ação Comunitária realizada neste sábado (29), no Ciep Municipalizado Anita Garibaldi, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo, que atraiu milhares de pessoas da região e entorno. Realizada pelo Gabinete de Intervenção Federal e o Comando Conjunto, em parceria com agências dos governos estadual e municipal, instituições jurídicas e iniciativa privada, a atividade contou com assistência jurídica , isenção de documentos, serviços de saúde e beleza, além de acesso aos programas e benefícios do Governo Federal.

Muitos moradores chegaram bem cedo para aproveitar todos os serviços da ação, que contou ainda com área recreativa e diversão para todas as idades, o que levou muitas famílias ao local. Um dos serviços mais procurados foi a emissão da segunda via da carteira de identidade, e poder realizar a aquisição do novo documento mais perto de casa e de forma gratuita foi um ganho para o público.

“O meu tempo é muito curto para poder tirar a segunda via da minha carteira de identidade, e hoje, graças a esta ação social vou conseguir. Este trabalho é de grande importância para nós moradores do Jardim Catarina e dos bairros vizinhos”, disse Carlos Augusto, de 47 anos, técnico de manutenção predial e morador do Jardim Catarina.

Melissa Freitas, dirigente do Ciep Anita Garibaldi, local onde ocorreu a ação, foi ao evento acompanhada da filha de seis anos que participou do serviço de higiene bucal e fez uma consulta com o médico dermatologista.

“Foi o primeiro evento desse porte que é realizado aqui na nossa escola. Foi de grande valia para a população e espero que tenham mais eventos desse tipo no bairro”, afirmou Melissa.

Para o Coronel Cinelle, Porta-Voz do Gabinete de Intervenção Federal, segurança pública é muito mais do que combater a criminalidade, é garantir cidadania.

“É importante ir ao encontro da comunidade nas suas necessidades. Segurança Pública é muito mais que combater a criminalidade, o Gabinete de Intervenção Federal está hoje em São Gonçalo, em parceria com a Prefeitura Municipal, com órgãos do Estado, trazendo prestação de serviços, demonstrando que unidos podemos ter um resultado bastante satisfatório.”

Parceira do projeto, a Prefeitura de São Gonçalo também esteve presente através dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social; Saúde; Políticas Públicas para Mulher ,Idoso e pessoa com deficiência; Cultura; Educação e Esporte e Lazer. Para o prefeito José Luiz Nanci, levar os serviços mais perto da população é garantir que todos tenham acesso a eles.

“É nossa missão cuidar das pessoas, e para além disso, garantir que elas tenham sua autonomia e direitos preservados. Garantir o exercício pleno da cidadania é um compromisso meu e do meu Governo, que tem se colocado sempre mais perto da população. Diálogo e proximidade farão a nossa São Gonçalo um lugar melhor!”, disse.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro mobilizou várias secretarias para realizar atividades em favor da população. A Secretaria de Estado de Saúde montou uma estrutura para vacinação contra febre amarela e gripe.

A Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) levou o Ônibus Lilás, veículo itinerante que oferece assistência jurídica, psicológica e social às mulheres. Além da distribuição de folhetos informativos sobre os direitos da mulher e todos os serviços prestados nos centros especializados da secretaria estadual. O Disque Idoso Presencial também comparece com assistência jurídica, social e psicológica, além de realizar denúncias e tirar dúvidas. A SEDHMI, por meio do Programa Rio Sem Homofobia, distribuiu material informativo e preservativos.

Ja na área da Educação foi possível realizar matrícula de jovens e adultos. A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB) esteve presente com uma carreta do SINE MÓVEL com os seguintes serviços: Intermediação de Mão de Obra (Balcão de Empregos), agendamento de Carteira de Trabalho e seguro desemprego.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (SECTIDS) oferecerá os serviços do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC): isenção de taxa para a emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, carteira de identidade e celebração de casamento; serviço de cabeleireiro e atendimento médico simples, aferição de pressão arterial, prevenção de endemias, saúde bucal e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), medindo peso e altura das pessoas. Por intermédio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA) ainda foram realizados atendimento e encaminhamento de famílias com crianças e adolescentes desaparecidos, assim como em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Rio Criativo disponibilizou o Balcão Empreendedor, um espaço para atendimento à população e aos empreendedores de São Gonçalo e arredores, que desenvolvam projetos culturais, sejam responsáveis por negócios criativos ou estejam buscando oportunidades na área.

A Secretaria de Segurança realizou ainda palestras sobre prevenção ao uso de drogas e educação no trânsito. E com o serviço mais procurado, o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (DETRAN) realizou emissão gratuita de carteira de identidade, mediante apresentação de certidão original de nascimento ou casamento.

Foto: Lucas Alvarenga