Início > Saúde > Ações de combate à dengue seguem em São Gonçalo

Ações de combate à dengue seguem em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/10/2022

A pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti acontece em vários bairros

As ações de combate à dengue, zika e chikungunya são constantes em São Gonçalo. A Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) realiza a pulverização de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti – transmissor dessas doenças – pelos bairros da cidade durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. Por conta do feriado de Finados, no dia 2 de novembro não haverá o serviço.

A ação – realizada pelas equipes das motofogs e fumacês – evita a proliferação do mosquito. Por isso, a dengue está sob controle em São Gonçalo. O último Levantamento Rápido dos Índices de Infestação do Aedes aegypti (Liraa) da cidade, realizado entre os dias 3 e 7 de outubro, indicou o índice de 0,8 de Índice de Infestação Predial (IIP), considerado como baixo risco de contaminação. A pesquisa foi realizada em 22.467 imóveis entre os 92 bairros do município.  

Além das ações de pulverização do inseticida, os agentes de controle das arboviroses também visitam as casas orientando os moradores sobre os possíveis criadouros do mosquito. Os agentes fazem a sua parte, mas a população também tem que colaborar, vigiar e eliminar, constantemente, os locais que facilitam a reprodução do mosquito (principalmente acúmulo de água limpa) e os seus focos.

Para manter a casa longe dos vetores, é importante limpar calhas e ralos, tapar caixas d’água, colocar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas de materiais de construção e piscina sempre esticadas, guardar pneus velhos, manter tonéis e latões fechados. Vale lembrar que qualquer gota d’água pode se tornar criadouro do mosquito, inclusive uma folha caída da árvore ou tampinha de refrigerante.

A Vigilância Ambiental também tem o pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os atendimentos são feitos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.

Programação da pulverização de inseticidas

Segunda-feira (31): Porto Velho, Vila Candoza, Boaçu, Zumbi, Pita e Porto do Rosa

Terça-feira (1º): Anaia Grande, Coelho, Galo Branco, Jardim catarina e Itaoca

Quarta-feira (2): Feriado

Quinta-feira (3): Anaia Pequeno, Arrastão, Colubandê, Brasilândia, Jardim Catarina e Mutuaguaçu

Sexta-feira (4): Camarão, Porto Novo, Barracão, Rosane, Vila Iara, Jardim Catarina e Mutuá

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content