Assistência Social
Aulas na Padaria Escola seguem a todo vapor
21/04/2025
No dia 12 de junho é celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que tem como objetivo mostrar a realidade sobre o tema no país, uma infeliz prática que se mantém corriqueira em diversas regiões. Como marco de sensibilização da sociedade civil e dos profissionais da rede de assistência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência (SMDSIA) celebrou a data com várias atividades, realizadas durante toda manhã, no bairro Alcântara. A programação contou com panfletagem, orientações e apresentações sobre a importância do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 2,7 milhões de crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, trabalham em todo o território nacional. Além de crime, é um dos indicadores responsáveis pela evasão escolar no Brasil. E a cidade de São Gonçalo não está fora dessa estatística. Para mudar a realidade dessas crianças e adolescentes foi criado o Serviço Especializado em Abordagem Social para Crianças e Adolescentes (Seaca), com o intuito de assegurar seus direitos.
A coordenadora do Seaca, Angélica Souza, ressalta a importância dessas ações de combate para que a erradicação do trabalho infantil infantil seja uma realidade em um futuro breve.
“A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração desses jovens, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais. A exploração da mão de obra infantil é uma das mais perversas formas de privação dos direitos humanos”, afirmou Angélica.
A atividade contou ainda com a apresentação da Rede Funk Cultural, com batalha de passinhos, apresentação do MC Douglas Vieira, entre outras atividades. A programação continua nesta quinta-feira (14), às 10h, no Estação Futuro Jardim Catarina, localizado na Rua Leão Gambeta, 533 (antiga Rua 13), bairro Jardim Catarina.
Autor: Ascom
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS
Notícias relacionadas
Mais Acessados