Início > Educação > Ações Pedagógicas realiza aula presencial

Ações Pedagógicas realiza aula presencial

Publicado em:  18/09/2019

O Centro Municipal de Referência em Formação Continuada Prefeito Hairson Monteiro dos Santos – Crefcon – realizou, nesta terça-feira (17), aula presencial do curso Práticas Pedagógicas Cotidianas – SAEB EM FOCO. A proposta tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento da educação básica, com oferta do suporte educacional aos alunos para a realização das avaliações.

Os professores de Língua Portuguesa e Matemática que lecionam nas turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os orientadores pedagógicos cursistas nas Práticas Cotidianas, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), participaram das atividades.

A aula presencial é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo do tempo, buscando melhorar o crescimento da qualidade do ensino da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo. O início de tudo foi através de uma reunião para discutir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em São Gonçalo, avaliando a situação de cada escola, através de gráficos, para agora trazer o curso de Práticas Pedagógicas aos professores da Rede. Tudo foi feito em parceria da Subsecretaria de Ações Pedagógicas com o Crefcon.

As aulas acontecem de forma semipresencial, com a maior parte do conteúdo disponibilizada pela internet. O curso terá atendimento presencial de 2ª a 4ª feira, durante a parte da manhã, para tirar dúvidas que porventura possam existir.

O curso destacará entre outros temas o compromisso com a educação integral em uma sociedade contemporânea, que impõe um olhar inovador e inclusivo sobre as questões centrais do processo educativo. O objetivo é a ampliação da formação dos professores, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e investir na formação dos alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo.

“Foi um desafio realizar este curso, através das videoaulas. Sou favorável ao olho no olho, para ter uma resposta mais imediata, mas superei tudo isso entrando com muita vontade no processo de realização do conteúdo, e estou muito contente com o resultado final do trabalho, que é uma parceria com o Crefcon. Discutir a BNCC é importante, pois precisamos superar esta resistência que muitos têm em relação ao documento, é preciso reaprender com o exercício da prática e o aluno é um grande contribuidor para que isso aconteça. Quando recém formada me deparei com muitos desafios, saí da faculdade com muita teoria e nenhuma prática, me preparei para o dia a dia da escola sem muito suporte. Hoje vocês estão sendo agraciados com este curso e espero que aproveitem ao máximo todas as informações” declarou a professora de Língua Portuguesa e palestrante, Isabel Tubino.

Para Marta Ritter, coordenadora geral da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, foi um trabalho a longo prazo. “É com muita alegria que estamos participando desta aula presencial, com todo o produto que foi construído no decorrer deste processo de buscar e conseguir trazer qualidade para o ensino na Educação do nosso município. Buscamos realizar ações em parceria com o Crefcon, que já tinha uma oficina sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), demos as mãos e o trabalho aconteceu de maneira muito proveitosa, onde poderemos chegar até o professor com um impacto muito positivo para todos os envolvidos na Educação municipal de São Gonçalo. Hoje os orientadores pedagógicos estão sendo contemplados com o curso”, finalizou a coordenadora.

A diretora do Crefcon, Márcia da Costa, afirmou que “Esta é uma importante ação na formação continuada dos professores, parabenizo a todos que estão trabalhando para melhorar a qualidade do ensino na Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo”, concluiu a diretora.

Fonte: Semed