Início > Educação > Acolher e Cuidar é exemplo da formação continuada da Educação

Acolher e Cuidar é exemplo da formação continuada da Educação

Publicado em:  29/05/2019

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realizou uma ação de Formação Continuada, através do Programa Acolher e Cuidar, com duas oficinas: contação de histórias, leitura e interpretação de textos, a cargo da professora Sandra Lima; e tintas orgânicas, papel reciclável e artesanal, do projeto Click Sustentável, com a professora Ana Sobral. As oficinas são abertas aos profissionais da Educação das redes públicas municipal e estadual, particulares e aos estudantes de universidades em geral.

O Acolher e Cuidar, devido ao grande sucesso que alcançou no início do ano, vem sendo realizado mensalmente. Este mês foram realizadas mais de 150 inscrições, para participação em sete encontros que estão sendo promovidos pela Semed. Desde o início do ano foram 54 encontros com mais de 800 profissionais da Educação, das redes municipal, estadual e particulares do município, com oficinas, troca de conhecimentos, encontros de capacitação, de uma forma acolhedora, que respeita a individualidade das pessoas e potencializa o que se tem de melhor, trabalhando dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de competência, habilidades e ferramentas, como a neurociência, meditação e tudo aquilo que está no entorno do trabalho do professor.

“É muito importante humanizar a convivência dentro do ambiente de trabalho, seguindo orientação do prefeito José Luiz Nanci, estamos fortalecendo cada vez mais os programas de formação, como o Acolher e Cuidar, com oficinas, palestras, capacitação, para dar o melhor para o profissional da Educação e assim eles possam transmitir qualidade para os alunos da Rede Municipal de Educação”, declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação.

O coordenador de projetos da Semed, Júlio Vidal, completa: “O Acolher e Cuidar é uma forma bem criativa e carinhosa de estar trabalhando a formação continuada dos profissionais da Educação, em um mundo que cada vez mais se exige informações, conhecimentos cada vez maior, fazemos isso de uma forma lúdica, acolhedora, que estamos precisando tanto nos dias de hoje”.

“Vim participar do Programa Acolher e Cuidar, do curso de Formação Continuada, a respeito da contação de história, que é um momento muito enriquecedor para mim como professora de educação infantil, para me aprimorar e levar este conhecimento para sala de aula e acrescentar para os alunos uma forma diversificada e mais alegre de trabalhar a Educação”, declarou Adriana Quadros, com formação em pedagogia e filosofia, atualmente trabalha como professora da educação infantil no Ciep 438 – Rubens Maurício da Silva Abreu.

Base Nacional Comum Curricular é um documento que pretende nortear o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio. Trata-se de uma espécie de referência dos objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação, longe de ser um currículo, a Base Nacional é uma ferramenta que busca orientar a elaboração do currículo específico de cada escola, considerando as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada instituição.

30/quinta – manhã
Ensino de Ciências – Práticas na sala de aula
Local: ESPAÇO 440 – NOVA SEMED (Rua Uricina Vargas, n° 36)
Nº da vagas: 20