Início > Desenvolvimento Social > Adolescente do Centro de Acolhimento e Cidadania de SG recebe premiação estadual

Publicado em:  26/09/2019

Mais um jovem de São Gonçalo conquista destaque estadual. Dessa vez, um adolescente de 14 anos do Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC) do município ganhou a premiação do IX Concurso Cultural do Módulo Criança e Adolescente. A vitória é um módulo do 23º Censo da População Infantojuvenil acolhida no Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá na próxima sexta-feira (27), na sede do Ministério Público do RJ. Nesta quinta-feira (26), o prefeito José Luiz Nanci recebeu em seu gabinete o jovem “Y” para ouvir um pouco de seu sonho e parabenizar o trabalho de toda a equipe do CAC.

“Ver adolescentes aqui do município sendo reconhecidos por seus dons e realizando sonhos é uma grande emoção para mim e muito orgulho. A cultura faz parte de uma sociedade com inclusão social, logo, em minha gestão, estou à disposição para ajudar esses jovens dos centros de acolhimento e incentivá-los a seguirem acreditando que são capazes de conquistar muito mais. Precisa ter muito foco e fé para seguir seus sonhos”, declara o prefeito.

No encontro, o jovem “Y” contou um pouco de como foi participar desse concurso, o qual enviou um vídeo cantando a música “Sozinho”, do músico e produtor Caetano Veloso, e aproveitou para prestigiar quem estava presente cantando o trecho do refrão da música. “Estou bem feliz por saber que ganhei esse prêmio. É a conquista de um sonho, pois gosto de cantar desde criança e receber essa valorização e ainda de abrangência estadual é muito importante para minha vida. A música que cantei é uma das minhas favoritas e não poderia ser outra para utilizar nessa oportunidade. Agradeço muito a todos responsáveis pelo CAC que me apoiaram e nunca deixaram de ir em busca dos meus sonhos”, informa Y.

A coordenadora do Família Acolhedora, Dinamarcia Monteiro, acompanha esse jovem desde que ele entrou no CAC, em julho, e diz que ao saber desse concurso logo o procurou para participar. “Nós recebemos as informações para a inscrição do concurso e inscrevemos o Y, pois ele sempre demonstrou aptidão para a cultura e a música. De todo o município de São Gonçalo, foi o único que ganhou. Isso traz uma grande representatividade para a cidade e o trabalho da unidade”, explica.

A secretária de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, Luciana Alves, acompanha o processo de adaptação e desenvolvimento dos jovens acolhidos pelos abrigos e falou sobre a importância de uma conquista como essa. “É uma satisfação ver que não somos somente lugar de acolhimento e proteção, mas que trabalhamos em prol da dignidade e habilidade dos adolescentes que passam por nossas instituições. Nosso objetivo não é ser apenas um local de assistência, mas uma casa e uma família para os jovens. O Y é um adolescente de muito talento e que com dedicação vai muito longe. Já estamos até pensando em inscrevê-lo no próximo The Voice”, anuncia.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Lucas Alvarenga