Início > Desenvolvimento Social > Adolescentes atendidos no Creas Arsenal têm manhã de atividades no Sesc SG

Adolescentes atendidos no Creas Arsenal têm manhã de atividades no Sesc SG

Publicado em:  11/03/2020

Proporcionar uma manhã diferente aos seus usuários, com atividades ligadas ao esporte e lazer. Este foi o intuito da equipe técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que realizou, na manhã desta terça-feira (10), um passeio ao Sesc São Gonçalo.

Os adolescentes referenciados ao Creas Arsenal conheceram as dependências do lugar e participaram de partidas de futebol no ginásio. A programação de atividades contou também com orientação de escovação e aplicação de flúor.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define que crianças e adolescentes têm direitos a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Segundo Maria Novaes Mota, coordenadora dos Creas em São Gonçalo, os serviços e atendimentos realizados nesses equipamentos proporcionam novas perspectivas de vida para esses adolescentes.

“O acompanhamento nos CREAS deve fomentar, entre outras coisas, a reconstrução de projetos de vida, possibilitando maior conhecimento da realidade, dos próprios limites e potencialidades, sempre atrelado ao desejo pessoal do adolescente, contribuindo para a formulação de perspectivas e projetos futuros.

A assistente social e coordenadora do equipamento, Dulciléa Mendes, acompanhou o grupo no passeio e falou sobre o trabalho desenvolvido no Creas.

“Resgatar a autoestima é fundamental durante a trajetória desses adolescentes nos atendimentos, reuniões e acompanhamentos que realizamos. Todo o nosso trabalho é voltado para que eles sejam reinseridos novamente na sociedade”, explica Dulciléa.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, essas ações propiciam o acesso à cultura e lazer para muitos jovens que vivem em comunidades e são carentes dessas atividades.

“Muitos desses adolescentes nunca tiveram a oportunidade de conhecerem lugares e espaços ligados à cultura e lazer. Promover essas ações é a oportunidade de ampliar horizontes e resgatar sonhos, mostrar para eles que existe um outro mundo”, ressalta Luciana.

Autor: Luciana Pimentel
Fonte: SMDS