Início > Defesa Civil > Agentes da Defesa Civil realizam ações para orientar a população

Agentes da Defesa Civil realizam ações para orientar a população

Publicado em:  20/04/2024

‘Defesa Civil na Praça’ esteve no Centro neste sábado (20)

A Defesa Civil de São Gonçalo segue atuando de forma incansável no município e busca dar orientações aos gonçalenses para ajudá-los em situações decorrentes de mudanças climáticas ou desastres naturais. Um dos projetos com esse objetivo é o ‘Defesa Civil na Praça’, que esteve neste sábado (20) na Praça Dr. Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 12h.

No local, agentes da Defesa Civil mostraram o trabalho que desenvolvem no município, tiraram dúvidas de gonçalenses e ainda os incentivaram a se tornarem voluntários da corporação. Este trabalho é feito durante todo o ano.

“O objetivo do ‘Defesa Civil na Praça’ é orientar a população que passa por ali. Orientamos as pessoas sobre ações preventivas, levamos informações técnicas sobre a redução de risco de desastre e cadastrarmos as pessoas no SMS da Defesa Civil (enviando o CEP da pessoa interessada por mensagem de texto para o número 40199) para que elas recebam informações no celular quando necessário. Com esse contato direto com o cidadão, conseguimos motivar as pessoas. Temos um histórico de moradores que passam por essas praças e se inscrevem no nosso curso de voluntários”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assunção.

A Defesa Civil de São Gonçalo realiza constantemente eventos de capacitação e treinamentos para seus servidores e também junto à população para enfrentamento dos períodos de chuvas e prevenção de desastres naturais. No início deste mês, por exemplo, uma turma de voluntários do bairro Jardim Catarina recebeu aulas práticas e teóricas e concluiu o curso dado pela corporação. Eles aprenderam sobre temas como meteorologia, primeiros socorros, geologia, bacias hidrográficas, riscos biológicos e não-biológicos e outros.

O próximo ‘Defesa Civil nas Praças’ está agendado para ocorrer no próximo dia 29 de abril, no bairro do Rocha.

Foto: Julio Diniz