Início > Desenvolvimento Econômico > Agricultura Familiar é tema de reunião na Fazenda Engenho Novo

Agricultura Familiar é tema de reunião na Fazenda Engenho Novo

Publicado em:  04/07/2017

Nesta segunda-feira (3/7), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Agricultura e Pesca, e Trabalho participou de mais uma reunião mensal com agricultores familiares na Fazenda Engenho Novo, em Monjolos. A reunião, que acontece desde 2002, é promovida pelo Sindicato dos Agricultores de São Gonçalo (STR) e pela Associação dos Produtores Rurais Assentados da Fazenda Engenho Novo (Aprafen). Também estiveram nesta reunião os representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF), que puderam abordar diversas questões sobre a agricultura familiar em São Gonçalo que estão sendo desenvolvidas em pesquisas de conclusão de curso e mestrado.

O secretário da pasta, Evanildo Barreto, mencionou alguns projetos que irão beneficiar os agricultores, como um galpão que irá servir para os agricultores guardarem seus materiais de serviço e as ações conjuntas com a Emater-Rio, como a conclusão de um Termo de Cooperação Técnica para auxiliar nas ações de desenvolvimento agropecuário, sem custo financeiro à Prefeitura. A pasta também estuda levar a feira dos agricultores familiares para o calçadão da rua Salvatori, no Centro, dando maior visibilidade à feira que já existe no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), na Estrela do Norte.

“Os agricultores familiares de São Gonçalo precisam do olhar do poder público e esse diálogo é construído com esses encontros. Nessas reuniões, as Políticas Públicas municipais, estaduais e governamentais são desenvolvidas em conjunto com os agricultores para o crescimento do setor em São Gonçalo”, disse o secretário.

Evanildo ainda mencionou a Festa do Agricultor, que será realizada em agosto em alusão ao Dia do Agricultor, comemorado dia 28/7. O evento será na própria Fazenda, em conjunto com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Precisamos aquecer o ramo agrícola da cidade e essa festa é um marco para a nova gestão. Iremos prestar todo o apoio para os agricultores e levar a cultura da agricultura, até hoje pouco conhecida em nossa cidade, para os quatro cantos do município”, concluiu Evanildo.

Foto: Girley Oliveira