Início > Cultura e Turismo > Alto do Gaia é o 2º destino das “Caminhadas Turísticas”

Alto do Gaia é o 2º destino das “Caminhadas Turísticas”

Publicado em:  19/06/2017

Passar por caminhos estreitos e íngremes, sentir o cheiro do mato, pisar a terra, ver uma paisagem nova e deslumbrante. Diante desse cenário, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Cultura e Turismo e a Fundação de Artes (Fasg), com o objetivo de catalogar as trilhas do município no intuito de criar roteiros para fomentar o turismo, promove no próximo domingo (25), a segunda caminhada da agenda turística programada para 2017, incentivando moradores e visitantes a conhecerem outro patrimônio natural e cultural do município: o Alto do Gaia, no bairro de Santa Izabel, zona rural de São Gonçalo.

“Temos que levar as pessoas para conhecer nossas belezas. E desta vez será o conhecido Alto do Gaia, que é o ponto mais alto de São Gonçalo e muita gente não sabe. Será uma grande oportunidade para quem puder curtir a manhã de domingo com a família”, conta o secretário da pasta e presidente da Fasg, Carlos Ney Ribeiro.

O Alto do Gaia, com 534 metros de altitude, fica localizado no segundo distrito da cidade, com uma bela vista de toda a região. Consegue-se observar de lá de cima São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. Além da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim, que embora tenha esse nome, o seu início na verdade é em São Gonçalo e atinge ainda Itaboraí, Magé, Guapimirim entre outras cidades vizinhas. O Alto do Gaia faz parte da Serra de Itaitindiba.

“É sem dúvida uma ação que valoriza outro ponto de relevância geográfica e cultural do município. Movimentar estes locais é essencial e significa mais desenvolvimento do setor turístico para a nossa gente. Queremos explorar o que temos de melhor. Queremos desenvolver programas que venham para somar”, afirma o prefeito José Luiz Nanci.

A saída para a caminhada acontecerá às 8h e os participantes deverão se reunir na Praça de Santa Izabel. A trilha é classificada como pesada e será acompanhada por guias. Recomenda-se que as pessoas vistam roupas leves, tênis e levem água, lanches leves e protetor solar. Também é recomendada a ida de carro, pois a caminhada até o pé da serra é de 4km.

Serviço – Caminhadas Turísticas

Local: Alto do Gaia, Santa Izabel.
Ponto de encontro: Praça de Santa Izabel.
Data: Domingo, 25 de junho, às 8h.
É gratuito? É, sim.
É livre? Sim, mas a trilha é classificada como pesada.

Fonte: SMTC