Início > Educação > Alunos de São Gonçalo assistem a concerto no Municipal do Rio

Alunos de São Gonçalo assistem a concerto no Municipal do Rio

Publicado em:  25/04/2023

Estudantes ficam encantados com prédio histórico

Olhos curiosos e ouvidos atentos em um evento que, para muitos, foi vivenciado pela primeira vez. Nesta segunda-feira (24), 200 alunos de quatro escolas municipais de São Gonçalo foram a um concerto musical no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. No palco, a Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense fez a apresentação de “Pixinguinha Sinfônico”, em homenagem ao Dia Nacional do Choro.

Sob a batuta do maestro Anderson Alves, os 54 músicos tocaram instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, fagote e percussão. O espetáculo contou com a participação da flautista Aline Silveira e do bandolinista Bruno Rian. A orquestra é composta por alunos da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, que fazem parte do projeto sociocultural “Geração de Sons”.

“É muito emocionante poder proporcionar aos alunos essa vivência mágica. Estar no teatro e visitar o prédio histórico já é um passeio maravilhoso, mas assistir a um concerto aqui é ainda melhor. Agradeço muito o convite feito pelo projeto, realmente vai ficar marcado nos corações dos nossos alunos”, disse a subsecretária de Ações Pedagógicas, Ticiane Vinhaes.

A aluna Karollyne Souza, de 15 anos, da Escola Municipal Prefeito Nicanor Ferreira Nunes, no Jardim Catarina, é apaixonada por música. Ela nunca tinha ido a um teatro e confessa que o ambiente histórico fez com que ela se sentisse em outra época.

“Foi uma experiência incrível, eu me emocionei demais com as músicas. Foi muito diferente, porque eu já tinha visto concertos na internet, mas nunca pessoalmente. Aqui no teatro é tudo lindo, perfeito, muito bem planejado, parece que estamos em outro século”, contou a aluna.

Orquestra Sinfônica Jovem Fluminense

A orquestra é formada por alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, com idades entre 18 e 22 anos e parte do programa sociocultural Geração de Sons, que tem patrocínio da Caixa. Eles integram polos de estudos em diversos bairros da cidade, como Santa Cruz e Duque de Caxias. O grupo tem como objetivo fortalecer e proporcionar a experiência para os jovens para o mundo do trabalho, prepará-los para as universidades, orquestras profissionais e bandas militares. A parceria oferece, para estas crianças e jovens, aulas gratuitas de formação musical em violino, viola, violoncelo, trompa, trombone, trompete, tuba, clarineta, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, percussão e canto e coral.

Foto: Fabio Guimarães