Início > Educação > Alunos da rede municipal de São Gonçalo participam de programa da Marinha

Alunos da rede municipal de São Gonçalo participam de programa da Marinha

Publicado em:  29/06/2022

Atividades esportivas e socioeducativas acontecem na Ilha das Flores

Em um circuito montado no campo de futebol, os alunos do Colégio Municipal Presidente Castello Branco se divertem e se exercitam com as instruções do sargento. Duas vezes por semana, os alunos vão à Ilha das Flores, em Neves, no contraturno escolar, para realizar atividades esportivas e assistir palestras socioeducativas. O Programa Forças no Esporte (Profesp) atende a 135 alunos das escolas municipais Castello Branco e Visconde de Sepetiba. Em recente anúncio, o prefeito Capitão Nelson aumentou a quantidade de alunos para 300, que devem iniciar ainda este ano.

Sob a regência do Capitão de Fragata Fuzileiro Naval Fábio Rodrigues Cavalcanti, o Profesp oferece atividades esportivas que estão de acordo com a cartilha do Ministério da Defesa e incluem futebol, vôlei, atletismo, natação, handebol, cabo de guerra, funcional, corrida, entre outras.  Além disso, o programa oferece palestras para os jovens e está implementando o reforço escolar.

“É muito importante que a gente leve a parte social, a parte cultural, e tentar resgatar a pessoa humana. Eu tenho a convicção de que o programa veio para acrescentar junto às escolas, porque, se não houvesse o intermédio da escola, nós não chegaríamos nestas crianças. É um trabalho em conjunto: o responsável, a escola e o Profesp”, afirmou o suboficial Assis, um dos responsáveis pelo projeto na Ilha das Flores.

Desde 2018 no Profesp, Gabriel Rodrigues, de 17 anos, é ex-aluno do Castello Branco e hoje em dia está no Ensino Médio. Mesmo depois de sair da escola que o apresentou ao projeto, ele viu a necessidade de continuar as aulas, já que pretende ser um militar no futuro.

“Isso aqui foi a melhor coisa que aconteceu para mim. É muito bom estar aqui, a gente aprende muita coisa que não seria ensinada lá fora. A atividade que eu mais gosto de fazer aqui é a corrida. Se tudo der certo, eu pretendo seguir a carreira militar, na Marinha mesmo”, contou Gabriel.

Profesp

O Programa Forças no Esporte (Profesp) é uma vertente do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário.

Foto: Luiz Carvalho