Meio Ambiente e Transportes
São Gonçalo lança edital para doação de animais de grande porte apreendidos
08/07/2025
Jogo educativo foi promovido para turma da Escola Prefeito Jayme Mendonça de Campos, em Monjolos
O Projeto Meu Ambiente segue implementando educação ambiental ao cotidiano escolar da rede municipal de São Gonçalo. Na tarde desta terça-feira (8), os alunos do Pré I, da Escola Prefeito Jayme Mendonça de Campos, em Monjolos, realizaram o jogo educativo “Crescendo como a árvore”.
A atividade desta terça-feira transforma o aprendizado ambiental em uma experiência lúdica e envolvente. Na ocasião, os pequenos utilizaram um dado com imagens que representam as fases do crescimento de uma árvore, da semente ao seu pleno desenvolvimento, vivenciando, de forma concreta e simbólica, o ciclo de vida vegetal e sua importância no equilíbrio do planeta.
O secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, afirma ter orgulho dessa iniciativa.
“Fico feliz com esse projeto, é muito bacana ver que as crianças estão inteiradas com as questões ambientais. Levando essas atividades para diversas escolas, podemos ter uma cidade ainda mais protegida e bem cuidada. As crianças aprendem sobre a valor da natureza e passam os ensinamentos para seus amigos e familiares,” disse.
“A educação ambiental, especialmente na infância, é essencial para formar uma sensibilização ecológica desde cedo. As árvores têm um papel central na manutenção da vida: produzem oxigênio, regulam o clima e alimento para inúmeras espécies. Por isso, ensinar sobre elas por meio de jogos que envolvem movimento e interação permite que os pequenos aprendam com o corpo e com as emoções, reforçando valores como cuidado, respeito e responsabilidade ambiental,” destacou a educadora ambiental e coordenadora do projeto, Glauce Batista Junior.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação. Ele está vinculado ao Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA São Gonçalo) e segue as diretrizes estabelecidas pela Resolução Conjunta SEAS/INEA nº 039/2021.
“As crianças gostam muito da novidade e essa atividade sai da rotina da escola. Por mais que eu apresente esse tema para eles, o projeto traz uma dinâmica diferente. É muito enriquecedor! Eles estão amando!”, afirmou a professora da turma, Lucíula Avance.
Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães
Notícias relacionadas
Mais Acessados