Início > Meio Ambiente e Transportes > Alunos da rede municipal plantam mudas de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Alunos da rede municipal plantam mudas de árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhe isso:


Publicado em:  05/06/2025

Estudo Vivo é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo

Cerca de 40 alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Municipal São Miguel realizaram o plantio de árvores pau-brasil e pitangueira, nesta manhã de quinta-feira (5), durante o projeto ‘Estudo Vivo’ na APA de Maria Paula. A ação fez alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta data. Os alunos aprenderam também sobre a fauna e a flora local, além de entenderem o trabalho de resgate realizado pela Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS).

As coordenadoras Marianna Orioli, Lorena Ramos e Thaís Sousa falaram sobre a importância da APA, da fauna e flora do município e de outros temas ligados ao meio ambiente. O Estudo Vivo é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, que promove atividades práticas educativas relacionadas à biodiversidade e conservação do meio ambiente, com o objetivo de garantir conhecimentos sobre sustentabilidade e de estimular a conscientização ambiental.

“É uma forma de incentivar a educação ambiental no município, mostrar o trabalho da secretaria e das APAs, que são espaços do gonçalense e que muitos não conhecem. Aqui, eles entendem a importância da fauna e da flora gonçalense, além das problemáticas como incêndio e desmatamento. Hoje, realizamos o plantio das árvores e as crianças poderão vê-las depois de crescidas, entendendo que foram elas que plantaram. Realizar essa ação no Dia do Meio Ambiente é de uma responsabilidade enorme, estamos mostrando para os alunos como eles devem ter cuidado com o meio ambiente e com tudo ao nosso redor”, disse Marianna Orioli.

Para os alunos, a atividade é enriquecedora. É o que afirma Rebeca Souza Paraíso, de 10 anos, uma das alunas da escola.

“Eu tô gostando muito daqui! É ótimo saber mais sobre o meio ambiente e eu vi como eles resgatam animais, é muito legal”, disse.

Herick Monteiro, de 10 anos, também foi um dos alunos que participou da atividade.

“Eu gosto de saber mais sobre o meio ambiente, me sinto mais feliz e livre. Vou comentar com meus pais em casa sobre tudo o que aprendi, com certeza”, disse.

As atividades do projeto “Estudo Vivo” acontecem nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Estâncias de Pendotiba e Engenho Pequeno, sempre às terças e quartas-feiras, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. Escolas interessadas em agendar uma visita podem se inscrever pelo e-mail: projetoestudovivosg@gmail.com.

Autor: Ascom
Foto: Renan Otto

Notícias relacionadas

Skip to content