Início > Meio Ambiente > Alunos da rede municipal realizam excursão para a APA do Engenho Pequeno

Alunos da rede municipal realizam excursão para a APA do Engenho Pequeno

Publicado em:  11/09/2019

Mais alunos da rede municipal de ensino realizaram excursão até a Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno nesta quarta-feira (11). Dessa vez, foram estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Maria Amélia Áreas Ferreira, localizada no Engenho Pequeno. A atividade contou com 46 crianças, além dos professores responsáveis, onde aprenderam a importância de proteger o meio ambiente, ainda mais neste mês que é comemorado o Dia da Árvore.

A administradora da APA, Luciane Marinho, afirma que é essencial trazer ao cotidiano das crianças a importância de preservar a natureza para eles se tornarem adultos mais conscientes. “No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore, então, precisamos passar o motivo de não poder cortar árvores, não queimar o lixo e preservar a fauna e a flora, já que para pensar no futuro é necessário agir no presente. Queremos apresentar a eles o privilégio que é ter um pedacinho da Mata Atlântica em São Gonçalo, e como precisamos sempre cuidar dela”, disse Luciane Marinho, administradora da APA.

A APA do Engenho Pequeno passou por um processo de revitalização no ano passado. Segundo o plano de manejo do local, a unidade tem o registro de 20 bacias hidrográficas, 168 espécies da flora, como as já ameaçadas: jequitibá, pau-brasil e ipê, além de 127 animais vertebrados, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O local também conta com 18 placas solares, gerando economia mensal de cerca de 60% na conta de energia elétrica do órgão público, que é o primeiro do município a aderir a esta prática.

O local é aberto para crianças, jovens e adultos todos os dias, mas com a necessidade de um agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente quando a atividade for realizada em grupo.

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. Seu horário de funcionamento é de 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio.

Autor: Raquel Muniz