Educação
Centro de Referência em Autismo estimula independência e autonomia dos atendidos
03/05/2025
A exposição de quadros do “Click Sustentável”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), estará até dia 13 de agosto na Casa das Artes Villa Real, no Zé Garoto. O projeto selecionou 44 alunos de 11 escolas da rede municipal que participaram do processo de reciclagem de papel e tintas produzidas a partir da argila. Os alunos registraram em fotografias o que mais lhe chamava a atenção e transferiram para o papel reciclado a imagem. A exposição será levada também para o prédio sede da prefeitura, onde visitantes e funcionários poderão apreciar as obras desenvolvidas pelos alunos.
A professora de Artes do CIEP 125 Paulo Roberto Macedo do Amaral, Ana Sobral, destacou que os alunos começaram a desenvolver as atividades em abril deste ano, após uma parceria firmada com a Semma.
“Nós desenvolvemos este projeto em parceria com o Meio Ambiente para valorizar esta consciência nos alunos. Estamos em uma fase de que a escola precisa trabalhar essa questão com os alunos para eles levarem também para dentro de casa. Os alunos aprendem e se sentem valorizados com esse tipo de ação”, disse.
As secretarias irão expandir o Click Sustentável para outras escolas da rede, levando a questão ambiental para dentro das salas de aula e divulgando também os trabalhos destes alunos.
Para uma das alunas, Stefany Simões, de 10 anos, que cursa o 5º ano no Ciep 411 Dr. Armando Leão Ferreira, a expectativa é que as pessoas, ao verem a exposição, passem a se interessar mais pelas artes plásticas, como ela se interessou.
“Com esse projeto a gente conseguiu se expressar através da arte e nós aprendemos que usar coisas recicláveis não significa deixar o trabalho feio. Não tenho vergonha do meu desenho e fico feliz por ter aprendido tanto”, concluiu Stefany.
Já o aluno do 9º anos da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise, João Victor Manduca, de 15 anos, conta que foi um grande aprendizado saber o tanto de influência negativa que o lixo tem para o meio ambiente e o que pode ser feito para diminuir isso.
“Nós tivemos palestras que falaram sobre a reciclagem, como ela pode ser feita e os benefícios de se reciclar. Fiquei impressionado como muitas coisas que jogamos no lixo todos os dias podem ser reaproveitadas. Minha visão mudou e com certeza vou enxergar o lixo com outro olhar”, afirmou o estudante.
Quem quiser prestigiar os alunos do município e ver de pertinho a exposição “Click Sustentável” pode ir, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, à Casa das Artes Villa Real, da Fundação de Artes de São Gonçalo (FASG).
A Casa das Artes está localizada na Rua Coronel Moreira César, s/n, Zé Garoto – Centro (quase em frente à Caixa Econômica Federal). A entrada é gratuita.
Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Semed
Notícias relacionadas
Mais Acessados