Início > Educação > Alunos da rede pública de São Gonçalo participam da 15ª Obmep

Alunos da rede pública de São Gonçalo participam da 15ª Obmep

Publicado em:  20/05/2019

Nesta terça-feira (21), estudantes de todo o país participam da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Cerca de 17 milhões de alunos irão fazer a prova. Os alunos da Rede Municipal de São Gonçalo do 2º segmento farão parte do certame pelo 4º ano consecutivo da Obmep.

Todas as escolas públicas do município de São Gonçalo vão participar da Olimpíada. A Secretaria Municipal de Educação faz questão de estar presente na Obmep, como forma de valorizar e descobrir talentos na área da matemática, como foi no ano passado, além de ser uma maneira de valorizar e estimular, buscando novas metodologias no ensino da matemática.

Os alunos do 6º ao 9º ano, foram preparados desde o início do ano até agora, através da Caravana Obmep da Matemática. Todas as unidades escolares receberam estagiários da Uerj e do Polo UAB-Cederj, do curso de Matemática, que realizaram simulados com diversos exercícios, semelhantes ao conteúdo da prova da Obmep, que proporcionou aos alunos um contato com o estilo de prova e sua metodologia. Através dos professores parceiros, os alunos foram muito bem preparados para fazer bonito na Obmep, que é a 2ª maior do mundo neste estilo, só perdendo para a China.

Para Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação. “A participação das escolas públicas do município na Obmep, através dos seus alunos, muito bem preparados, nos faz buscar cada vez mais investimento para o setor e preparar nossos estudantes para entrar no mercado de trabalho com uma base sólida”, declarou Marcelo Azeredo.

Júlio Vidal, coordenador de Projetos da Semed destaca. “Um aluno que vai bem na Obmep consegue bolsas de estudo para o ensino médio, os cursos preparatórios vão a sua procura. Descobrir talentos é algo muito valioso nesta competição e pelo 4º ano consecutivo a Rede Municipal de Educação vai brilhar na Olimpíada”, finalizou Júlio Vidal.

O que é a Obmep

Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep é realizada e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A Olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil, que tem patrocínio do BNDES. O objetivo principal é estimular o estudo da matemática, revelar novos talentos, incentivando seu ingresso nas áreas cientificas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

O impacto efetivo da OBMEP nos resultados de Matemática no país tem sido medido por estudos independentes. De acordo com trabalho do ex-presidente do INEP, Chico Soares, escolas que participam ativamente da competição apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.