Meio Ambiente e Transportes
Crianças da rede municipal de ensino participam de ação sobre o Maio Amarelo
08/05/2025
Nesta quinta-feira (8), foi desenvolvida a atividade ‘Caixa Misteriosa’
Mais de 20 alunos do 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão, na Amendoeira, participaram do “Projeto Meu Ambiente”, nesta tarde de quinta-feira (8). A atividade ‘Caixa Misteriosa’ trabalhou com as crianças o tema da reciclagem.
A atividade consistia nos alunos retirando da ‘Caixa Misteriosa’ itens como papéis, garrafas plástica, papelão, dentre outros. A partir daí, era debatido se o material era reciclável e o tempo que demorava para se decompor no meio ambiente, demonstrando para as crianças a importância da reciclagem e de não jogar lixo nas ruas.
A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação, propõe um processo contínuo de ensino-aprendizagem interdisciplinar dentro das escolas, estimulando a reflexão sobre sustentabilidade e preservação ambiental, além de promover a conscientização sobre datas comemorativas relacionadas à educação ambiental, integrando esses temas à prática pedagógica ao longo do ano letivo.
Os temas são desenvolvidos pelos próprios professores das unidades de ensino. É o que afirma Glauce Batista Junior, educadora ambiental e coordenadora do projeto.
“Nós atuamos de acordo com o tema que os professores pedem e daí desenvolvemos a atividade. Hoje fizemos sobre reciclagem, explicando sobre os ‘três erres’, que referem-se aos princípios de sustentabilidade que são ‘Reduzir, Reutilizar e Reciclar’. Já fizemos sobre o dia da água, do solo, dos animais, e inclusive sobre reciclagem. Todas as atividades fazem parte do Programa Municipal de Educação Ambiental”, afirmou.
Ana Julya da Cruz, de 9 anos, foi uma das alunas que participou do jogo da ‘Caixa Misteriosa’. “Eu adorei, achei muito legal! Foi a primeira vez que aconteceu e eu queria que tivesse mais vezes”, disse ela, que retirou uma garrafa plástica da caixa.
Ao todo, nove escolas municipais foram selecionadas para integrar o projeto. Nessas unidades, professores e alunos trabalharão juntos em atividades educativas voltadas para a sensibilização ambiental.
Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Notícias relacionadas
Mais Acessados