Início > Transportes > Alunos de São Gonçalo participam da abertura da exposição “Juniorlópolis”

Alunos de São Gonçalo participam da abertura da exposição “Juniorlópolis”

Publicado em:  03/08/2022

Crianças puderam interagir com o criador da cidade em miniatura

Alunos da Ciep 125 – Paulo Roberto Macedo do Amaral, no Mutondo, puderam conferir, na manhã desta quarta-feira (3), a abertura ao grande público da exposição ‘Juniorlópolis, a Cidade dos Sonhos’, no Sest Senat, em Tribobó. A ação é uma homenagem aos motoristas, realizada pelo Departamento de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes (Semtran), em parceria com o Sest Senat.

Ao todo, 45 alunos do 1°ano do ensino fundamental da unidade de ensino puderam ver de perto o trabalho desenvolvido pelo artista Júnior Machado, em colaboração com o designer gráfico Fabyanno Magalhães. A exposição é uma cidade em miniatura completamente confeccionada com materiais reciclados, como restos de madeira e palitos de churrasco, em mundo fictício, sem os grandes problemas que assolam as grandes metrópoles.

“O objetivo é oferecer aos nossos alunos da rede municipal de ensino um momento de descontração, dando a oportunidade para que cada um deles possa sonhar com uma cidade sem violência, sem poluição, sem engarrafamento, onde todos vivam em harmonia”, disse o secretário de Transportes, Fábio Lemos.

O artista idealizador da cidade em miniatura, Júnior Machado, recebeu os alunos e explicou como iniciou a construção da cidade e onde encontrou os materiais que reciclou, respondendo às perguntas dos alunos sobre a estrutura de cada peça e os materiais empregados, como por exemplo, as cápsulas de café que utilizou para fazer as caixas d’água e pedaços de cabo de vassoura para fazer os postes.

Após verem a exposição, os alunos assistiram a uma apresentação de teatro de fantoches, que se passa na Juniorlópolis, a cidade dos sonhos. Uma oportunidade para também instruir as crianças desde cedo sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e o próximo.

Também participaram da abertura da exposição ao grande público a diretora do SEST SENAT, Patrícia Viana, a coordenadora de eventos Sabrina Machado, a representante do Setrerj, Rogelia Reis, e a vereadora Mariângela Valviesse.

A exposição recebe alunos de escolas particulares e municipais, a partir de agendamento prévio, e ficará aberta ao público até o dia 26 de agosto

Exposição Juniorlópolis, a Cidade dos Sonhos

Horário: 8h às 17h

Local: Sest Senat Jacintho Luiz Caetano, Rodovia Amaral Peixoto, sem número, Km 07, Tribobó.

Agendamento de escolas: o agendamento pode ser feito através do e-mail semtran.edu.@gmail.com.