Início > Desenvolvimento Social > Alunos do CRAS participam de Copa Gonçalense de Karatê

Alunos do CRAS participam de Copa Gonçalense de Karatê

Compartilhe isso:


Publicado em:  21/07/2017

Mais do que a porta de entrada para benefícios sociais, os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) têm sido um espaço de descoberta de talentos. Como é o caso dos três alunos da oficina de karatê do CRAS Centro, que participaram da Copa Gonçalense de Karatê. Giovana Cruz, de nove anos; Sérgio Henrique de Amorim e Daniel Gonçalo, de 13, encontraram no esporte um caminho de aprendizado e superação.

O professor Leonardo Cruz é o grande incentivador. Formado em Educação Física e atleta há 25 anos, destes, 20 dedicados ao ensino do esporte, ele vem mudando a realidade de mais de 40 crianças. Toda terça e quinta, a partir das 14h, elas começam a chegar. Muitas ainda com uniforme da escola, já chegam mais cedo para não perder nem um minuto da aula.

“Eu comecei a dar aula aos 17 anos. Sempre fui muito incentivado, via filmes, acompanhava o esporte, e uma das coisas que mais aprendi e tento ensinar ao longo de todos esses anos é o quanto esporte e respeito estão interligados. Aqui eles aprendem a respeitar os mais velhos, a ter autocontrole. E isso é o mais importante. Mais do que atleta, estamos formando cidadãos. A arte marcial transforma”, afirmou.

A Copa Gonçalense é uma seletiva para o campeonato estadual, que acontece em novembro. E a pequena Giovana, filha do professor Leonardo, que há dois anos é aluna do CRAS, foi selecionada para o campeonato. Mais do que um espaço de aulas, a coordenadora do CRAS, Letícia Reis, conta que as atividades se tornaram um momento de escuta das diferentes realidades desses alunos e o quanto as oficinas tem tido um reflexo positivo nas famílias e no dia a dia de cada um deles.

“As crianças chegam aqui tão animadas, e a gente percebe o quanto as aulas têm feito a diferença na vida delas. O comportamento tanto em casa quanto na escola de muitos deles melhorou, e isso não somos só nós que falamos, os pais nos relatam. É um espaço que elas possuem para interagir, trocar ideias. Porque além das oficinas práticas, os serviços de convivência têm também a preocupação de integrar esse aluno, de socializar, de ser um espaço de escuta para cada um deles”, disse.

Além do Karatê, o equipamento oferece oficinas gratuitas de ballet para crianças; artesanato; zumba e grupo de convivência para idosos. O CRAS Centro abrange os bairros Água Mineral, Califórnia, Camarão, Centro, Mangueira, Menino de Deus, Parada 40, Zé Garoto, Boa Vista, Brasilândia, Boaçu, Coroado, Pedrinha, Porto da Pedra e Rosane. Ele fica localizado na Rua Dona Clara, 541, no Boaçu. Aqueles que moram na região podem realizar o cadastro e tirar dúvidas sobre oficinas e demais atividades na própria unidade.


Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga
Fonte: SMDS'

Notícias relacionadas

Skip to content