Início > Educação > Alunos do Ernani Faria recebem certificados de conclusão do Proerd

Alunos do Ernani Faria recebem certificados de conclusão do Proerd

Publicado em:  20/12/2019

Cerca de 40 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Municipal Ernani Faria, participaram na manhã desta quarta-feira (18), da solenidade de formatura e entrega de certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Teatro Carequinha, anexo ao colégio, localizado no bairro Neves, e contou com a presença de pais, professores e representantes da escola participante do Programa.

“O Proerd consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, escola e família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para se tornarem bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda comunidade escolar e aos pais e responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção”, afirmou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação de São Gonçalo.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Pmerj). É desenvolvido por policiais militares treinados e preparados para trabalhar uma metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de se manter longe das drogas e da violência, em parceria com os pais, professores, estudantes e comunidades. As aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, resistir as pressões diretas ou indiretas e sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

“O abuso de drogas é uma ameaça à sociedade porque representa para o usuário um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea, por tudo isso me sinto feliz em participar do Proerd, e ser multiplicadora de informação e formação para que os alunos sejam pessoas de bem, na sua vida adulta”, declarou a Cabo Renata, instrutora do Programa.

Para a diretora do Colégio Ernani Faria, “é importante abrir um diálogo permanente entre a escola, a Polícia Militar e a família, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes. Desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas relacionadas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção, construindo um mundo no qual eles estejam capacitados para respeitar os outros e para escolherem conduzir suas vidas livre do uso de drogas”, disse Silvia Fernandes, diretora da unidade escolar.

Fonte: Semed