Início > Assistência Social > Alunos do IFRJ São Gonçalo conhecem o Lidera Mulher

Alunos do IFRJ São Gonçalo conhecem o Lidera Mulher

Publicado em:  17/11/2023

Programa de empreendedorismo feminino é ‘case’ de sucesso

Alunos da disciplina “Empreendedorismo e Economia Solidária” do curso de Administração do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), do Campus São Gonçalo, tiveram uma manhã diferente da grade curricular, nesta sexta-feira (17). Acompanhados por uma equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de São Gonçalo, eles puderam conhecer a dinâmica do Projeto Lidera Mulher, que tem como premissa a capacitação de mulheres com perfil empreendedor para o mundo dos negócios.

Os alunos visitaram o Espaço Mais Conhecimento, onde são ministradas as aulas, e o Espaço Lidera Mulher, uma loja cedida pelo Partage Shopping para que as mulheres concluintes da capacitação do projeto possam expor seus trabalhos e, deste modo potencializar a divulgação dos mesmos.

Através de uma parceria entre a subsecretaria e o Sebrae/RJ, o Lidera Mulher tem formado pelo menos três turmas por ano, com aprofundamento de temas como formalização, divulgação, precificação, fluxo de caixa, marketing digital, entre outros.

Ao final da visita, os alunos participaram de uma roda de conversa com a articulação entre o tema da violência de gênero e a importância de iniciativas que estimulem a geração de renda e o empreendedorismo feminino.

“A política da mulher deve estar em constante diálogo com os diversos setores da sociedade, e a educação é um importante segmento. Projetos que contribuam para a emancipação feminina devem ser estimulados e amplamente divulgados. Visitas são de extrema importância por darem visibilidade a iniciativas de sucesso que podem inspirar outras ideias”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.