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Alunos do Projovem Urbano tem tarde de formação na Semed

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Publicado em:  13/06/2019

O Projovem Urbano Edição Especial 2017/2019 realizou nesta terça-feira (10), na sede da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), no Mutondo, uma ação de Formação Continuada, através do projeto Click Sustentável, com a professora Ana Sobral. Foi abordado o tema “O Combate às Alterações Climáticas” para os alunos do Projovem Urbano, da Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, localizada no bairro Amendoeira.

Enquanto acontecia a oficina, alunas que são mães, deixaram seus filhos participando da oficina de contação de histórias, com a professora Sandra Lima. Durante o evento foi abordado como o descarte de lixo sem as devidas condições são prejudiciais ao meio ambiente, mas também foi falado que a preservação começa com pequenas atitudes diárias, que fazem a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos sólidos que não podem ser reaproveitados), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa podem ser reaproveitados.

A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende desse material para sobreviver, vendendo o que recolhe para as cooperativas de reciclagem que desenvolvem o processo de tratamento dos materiais e os enviam para as recicladoras.

Um grupo de alunos, coordenado pelo professor de Ciências Humanas e História, Paulo Roberto Ribeiro, realizou trabalho com o tema “fotografando o meio ambiente, uma coletânea de fotografias sobre a ação do homem no meio ambiente”. A mola mestra da coletânea de fotografias foi conscientizar por meio da Educação Ambiental no ensino da História, abordando um capítulo específico da temática proposta pelo Programa Projovem Urbano: Os Jovens e o Meio Ambiente. O objetivo principal foi analisar a contribuição da inserção da Educação Ambiental na vida dos jovens e o desejo de torná-los agentes multiplicadores das questões relacionadas ao tema, na certeza que esta aproximação com os problemas do entorno da escola e suas residências servirá como ação motivadora de aprendizagem e mudança de olhar e comportamento sobre as questões ambientais locais.

Ao final do evento,a coordenadora do Projovem Urbano, Éricka Cunha, recebeu das mãos da aluna Camila Gomes, 28 anos, a coletânea “fotografando o meio ambiente”, que foi realizado pelos alunos: Débora Júlia da Silva, Carolina Carneiro de Paula, Jylmara Santos Pereira, Camila Gomes, Sarah Patrício da Silva, Bianca Kethlen e Raquel Tavares.

Para o secretário municipal de Educação de São Gonçalo, Marcelo Azeredo, é primordial o crescimento do Projovem no município. “Precisamos que vocês, alunos, falem da importância do Programa para seus amigos e familiares, que por motivos vários não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos no tempo hábil. Com o aumento de interessados teremos condição de levar o Projovem para outros bairros da cidade”, declarou Marcelo Azeredo.

Éricka Cunha, coordenadora do Projovem Urbano, fala sobre o programa. “Vejo com grande satisfação a participação dos alunos em todas as etapas de formação, superando barreiras para conseguir concluir seus estudos, isto nos leva a buscar condições para expandir o Projovem em nosso município. Atualmente temos duas unidades escolares participantes, E.M. Antônio Carlos Jobim, em Amendoeira, e a E.M. Presidente João Belchior Marques Goulart, localizada em Tribobó, é preciso levar o Projovem para mais pessoas”, finalizou Éricka Cunha.

Rafael da Silva Piran, professor de qualificação profissional, destaca a importância da qualificação profissional dentro do Projovem. “Os alunos que participam do programa não aprendem somente o conteúdo escolar, para receber o diploma de conclusão do ensino fundamental ao final do curso, mas se habilitam para o mercado de trabalho para atuarem na área de assistente administrativo, office boy e arquivista. Dentro desse contexto, eles têm todo um preparo de como se apresentar e se comportar no mercado de trabalho”. declarou Rafael da Silva.

Paulo Roberto Ribeiro, professor de Ciências Humanas e História, destaca a inserção do aluno no cotidiano do seu bairro. “As atividades desenvolvidas com os jovens inseridos no Projovem Urbano, contribuíram de forma significativa para que as aulas de Ciências Humanas e História pudessem explorar seus conteúdos de forma mais participativa e dinâmica. A estratégia de torná-los fotógrafos do meio ambiente colaborou para que os jovens pudessem experimentar uma maneira diferenciada de trabalhar os conteúdos tradicionais de História sem que fossem abandonados os recursos didáticos e a metodologia da disciplina”, afirmou Paulo Roberto.

Camila Gomes, 28 anos estudante do Projovem, fala: “Não tinha conhecimento de quanta poluição pudesse existir dentro de um bairro, ao começar a fotografar, nossa visão foi sendo ampliada e ajudou a nos conscientizar que precisamos preservar o meio ambiente, principalmente através da reciclagem do lixo e hoje eu meus colegas de curso aprendemos mais um capítulo através da oficina com o tema Combate as Alterações Climáticas, foi mais um bom momento de aprendizagem”, afirmou Camila Gomes.

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano é um programa educacional do Governo Federal, destinado a jovens com 18 a 29 anos residentes em áreas urbanas que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação cidadã e qualificação profissional, por meio de curso com duração de dezoito meses. Em São Gonçalo, as alunas do Projovem que são mães, contam com uma sala de acolhimento para deixarem seus filhos enquanto estudam, desde que eles tenham entre 0 a 8 anos de idade.

Autor: Ascom
Foto: Divulgação

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