Início > Transportes > Alunos visitam garagem de ônibus em projeto educativo

Alunos visitam garagem de ônibus em projeto educativo

Publicado em:  21/06/2022

Semtran leva alunos da rede municipal para conhecer empresas de transporte coletivo

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Transportes e as empresas de transporte coletivo, o projeto Aula Passeio Escola está de volta. Nesta terça-feira (21), vinte alunos da Escola Municipal Pastor Ricardo Parise, no bairro Jóquei, estiveram na garagem da Viação Mauá, no Boaçu.

O projeto tem o intuito de ensinar aos jovens sobre respeito e educação ao usarem o transporte coletivo e com os profissionais que atuam na empresa, além de apresentar a eles uma oportunidade para iniciar no mercado de trabalho.

O projeto já existe há 10 anos e o público-alvo são os alunos do 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais de São Gonçalo. A visita começa com os alunos assistindo vídeos motivacionais, onde são abordados assuntos como empatia, valores e respeito.

Os jovens aprendem todo o processo pelo qual cada veículo passa até sair da garagem para o transporte da população, incluindo a manutenção no setor de mecânica, limpeza e pintura.

“Sabemos que o comportamento é movido pelos nossos sentimentos e pensamentos. Assim, queremos promover uma mudança de comportamento nos jovens usuários do transporte coletivo. Precisamos, primeiro, mudar o que eles pensam e o que sentem, visando tocar a mente e o coração. Eles precisam entender, por exemplo, que a depredação de um ônibus prejudica os próprios usuários”, disse Kiyomi Castro, diretora do Departamento de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transporte.

O passeio proporciona aos alunos a oportunidade de conversar com os responsáveis de cada setor e conhecer as áreas de atuação profissional da empresa e a importância de cada profissional e de sua contribuição no processo, para que seja prestado ao usuário um serviço de transporte com conforto, segurança e qualidade.

“Aqui eles têm a oportunidade de conhecer o Jovem Aprendiz, que dá oportunidade para jovens a partir de 14 anos ingressarem na empresa. Muitos funcionários começaram no Jovem Aprendiz e hoje são contratados. Isso é um incentivo para os nossos alunos da rede municipal que muitas vezes não sabem o que fazer na área profissional”, disse Kiyomi.

Foto: Renan Otto