Início > Saúde > Ampliação do Hospital de Retaguarda começa a tomar forma

Ampliação do Hospital de Retaguarda começa a tomar forma

Publicado em:  25/03/2024

Obras avançam em ritmo acelerado sem interromper atendimento

As obras de ampliação do Hospital Municipal de Retaguarda Gonçalense, realizadas pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, estão a todo vapor. A estrutura metálica do primeiro setor do térreo já está instalada e, na última quarta-feira (20), o segundo setor começou a ser preparado para também receber a estrutura. A nova construção está sendo erguida ao lado da antiga, no Centro da cidade. O prédio já existente também receberá reformas e obras de adequações e os dois serão unidos no fim das obras.

“No início, quando começamos a fazer o acerto do terreno, que era todo irregular, encontramos uma enorme rocha durante a escavação. Ela ocupa parte do primeiro e segundo andar da unidade. Entramos com o trabalho de corte da pedra, que está em andamento, mas parte do assentamento já está pronto. Enquanto isso, fomos adiantando os setores do térreo, onde foram feitas as escavações, fundação e concretagem para receber a estrutura metálica”, explicou a engenheira civil e fiscal de obras da Secretaria, Jéssica Costa.

A colocação da estrutura está sendo executada de forma setorizada. A parte que está pronta é o primeiro setor. O segundo setor iniciou a montagem nesta quinta-feira (21). Os dois juntos formam o térreo do hospital. “O uso da estrutura metálica no lugar da alvenaria é um trabalho mais limpo e rápido e tem a mesma segurança e resistência”, concluiu a engenheira.

A ampliação receberá dois centros cirúrgicos para operações de baixa e média complexidades. A mudança também trará novos leitos, que passarão dos atuais 56 para 124 de enfermaria, um aumento de 120%. Além dos 20 leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI). As obras acontecem sem que o atual hospital seja desativado.

Com a finalização desta primeira obra – que tem prazo de 18 meses para ser concluída – o antigo Retaguarda receberá as obras de adequação e modernização obedecendo as normas da Anvisa: a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta).

“É mais uma grande obra da saúde. Quando estiver pronto, as filas das cirurgias mais simples serão aceleradas. Também teremos mais que o dobro de leitos. A primeira parte da obra tem o prazo de entrega até o fim deste ano”, explicou o secretário de Saúde e Defesa Civil, Gleison Rocha.

Foto: Fabio Guimarães