Meio Ambiente
Programa Limpa Rio reforça atuação em São Gonçalo
03/01/2025
Importante ponto turístico e de preservação ecológica de São Gonçalo, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim foi abordada no volume 56 do livro Advances in Environmental Research, da editora americana Nova Science Publishers. Lançado em março desse ano, a edição retrata e discute sobre a poluição causada por óleo mineral em diversas partes do planeta, principalmente em manguezais. O analista de meio ambiente da Prefeitura, José Antonio Batista, foi responsável por escrever o capítulo que explica a situação da APA de Guapimirim.
“O capítulo que escrevi aborda a poluição sofrida pela Baía de Guanabara e pela APA, devido aos produtos tóxicos lançados nesses lugares ao longo dos anos. O resultado final dos erros cometidos pelos homens, como o despejo desenfreado de óleo mineral nesses locais, pode causar sérios efeitos ao meio ambiente, ameaçando a vida selvagem e acelerando o risco de extinção de algumas espécies”, explicou José Antonio Batista, que ressaltou também o trabalho feito no município de fiscalização e combate aos possíveis agentes poluidores
O livro também conta a história de problemas causados pelas mudanças nas condições do meio ambiente e como eles são abordados em outros países do mundo, como Mongólia, Namíbia e Estados Unidos. Os interessados em adquirir a edição devem acessar o site www.novapublishers.com, para efetuar a compra pela internet.
Formação
Com Doutorado e Mestrado em Ciências (Zoologia) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), especialização em Entomologia Médica pela Fiocruz e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), José Antonio Batista trabalha na Secretaria Municipal de Meio Ambiente há cerca de seis anos, onde exerce a função de analista.
Autor: Ascom
Foto: Girley Oliveira
Fonte: Ascom
Notícias relacionadas
Mais Acessados