Início > Meio Ambiente > APA de Maria Paula celebra missa pelo dia de São Francisco de Assis

APA de Maria Paula celebra missa pelo dia de São Francisco de Assis

Publicado em:  04/10/2022

Moradores compareceram com seus animais para receber a bênção

Muita oração, bênção aos animais e música marcaram a tradicional missa no dia de São Francisco de Assis.  A festividade aconteceu na manhã desta terça-feira (4), na APA Estância de Pendotiba, no bairro Maria Paula, em São Gonçalo. Os fiéis e trabalhadores do local levaram seus bichinhos de estimação e acompanharam a missa, que foi celebrada pelo Padre Josiel Silva Azevedo. Ele falou sobre a importância da preservação de espaços como as áreas de preservação ambiental e o cuidado com os animais.

“Lugares como esse aqui fazem o povo descansar a mente, o que é muito necessário, já que a vida anda muito corrida. Que a natureza que nos cerca nos inspire a cuidar melhor dos seres humanos e dos animais. Se a vida está desequilibrada, todo mundo sofre. São Francisco nos ensina a olhar com amor e respeito tudo e todos à nossa volta. Quando doamos amor, somos os primeiros beneficiados, e isso inclui a natureza e os animais”, disse padre Josiel.

Entre os animais que estavam acompanhando seus donos e receberam a bênção, estava o vira-lata Jack. Era sua primeira vez na celebração e a tutora fez questão de levá-lo.

“Adotamos o Jack há quatro meses. Ele trouxe muita alegria para a nossa família depois de um período de grandes perdas por causa de algumas doenças. Nada mais justo que a gente proteja espiritualmente aquele que nos devolveu o sorriso. Essa bênção do Padre Josiel vai entrar para o nosso calendário anual”, disse Roberta da Matta, tutora de Jack.

O secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, agradeceu a presença do público e pediu a colaboração para manter o local sempre preservado.

“Quero agradecer a presença de todos, mas principalmente de Deus que nos ajudou a celebrar esse dia. Tudo tem seu propósito e hoje amanhecemos sem chuva, com um dia maravilhoso, e pudemos fazer essa missa a céu aberto para vocês.  Precisamos da ajuda de cada um de vocês para que a natureza esteja sempre aqui para todos nós. Que cada animalzinho aqui presente possa ir embora mais abençoado do que chegou “, disse.

O local, que antes era abandonado e inacessível por causa da violência, hoje é um espaço de lazer para as famílias. O subsecretário de Meio Ambiente, Glaucio Brandão, reforçou o pedido para a colaboração de todos .

“São Francisco agiu junto com São Pedro hoje, e colaborou para que pudéssemos fazer essa missa. Já virou tradição aqui na APA. Esse espaço aqui nos deixa mais perto da natureza e é uma bênção a gente ter acesso aqui de novo. Quem conhece São Gonçalo sabe que era um local de muita violência e ninguém conseguia chegar aqui em cima. Hoje, nós temos um lugar lindo, que está sempre aberto, para que vocês possam conviver com os animais, com a natureza. Que são Francisco continue nos ajudando para que possamos continuar com esse trabalho” , disse.

Após a bênção dos animais, o secretário chefe de Gabinete, Eugênio Abreu, fez um anúncio surpresa para o Padre Josiel.

“Sou franciscano e quem tem a oportunidade de assistir a uma missa em devoção a São Francisco recebe uma bênção muito grande. Vamos seguir trabalhando para expandir esse trabalho aqui na APA e trazer o público cada vez mais. Hoje também quero anunciar que o Executivo encaminha mensagem à Câmara de Vereadores solicitando a concessão do título de Cidadão Gonçalense ao padre Josiel. Paz e Bem a todos”, disse.

Foto: Renan Otto