Início > Meio Ambiente > APA de Maria Paula recebe visita da filha de Chico Mendes

APA de Maria Paula recebe visita da filha de Chico Mendes

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/02/2023

Ambientalista Ângela Mendes vai desfilar na Porto da Pedra

A Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, recebeu, na manhã desta sexta-feira (17), a visita da ambientalista Ângela Mendes, filha de Chico Mendes, um dos principais ambientalistas do mundo e símbolo da luta pela preservação da Amazônia, assassinado há 35 anos. 

Ângela, que veio até o Rio de Janeiro diretamente do Acre, para desfilar na última alegoria da escola de samba gonçalense Unidos do Porto da Pedra – que fará uma homenagem aos defensores da Amazônia -, ministrou uma palestra para alunos do Colégio Municipal Presidente Castelo Branco sobre a importância do cuidado com o meio ambiente e a história e legado do seu pai, além de conhecer as dependências da APA. 

“Me sinto lisonjeada e emocionada em participar desse momento, especialmente por passar ensinamentos para as crianças que são o futuro do nosso planeta. É bom demais saber que a mensagem do meu pai ainda reverbera. Estamos vivendo um período onde as sementes que ele deixou já estão dando frutos na mente das pessoas. Para mim, não foi nada fácil seguir esse caminho porque as pedras no caminho são difíceis. Mas quando entendemos que a causa que estamos lutando é pelo coletivo, toda a dificuldade é superada. O trabalho de educação ambiental desenvolvido pela APA é lindo de ver, pois precisamos preparar as gerações para cuidar do meio ambiente. Além da preservação do local que é incrível, que é um contrato de sustentabilidade com a comunidade que vive ao entorno”, declarou Ângela. 

Glaucio Brandão, subsecretário de Meio Ambiente, destacou a importância de ter a figura da Ângela no espaço. “Para nós, receber a Ângela na APA é um momento muito simbólico e de muita importância. Chico Mendes é referência para todos que lutam pelo meio ambiente e receber a Ângela, que segue lutando pelas iniciativas do pai, é gratificante”, disse o subsecretário. 

Durante a visita, Ângela plantou duas mudas de pau-brasil, um ato simbólico que marcará gerações. “Agora todas as pessoas que passarem pela APA vão saber que por aqui passou a filha do Chico Mendes e todo o peso da sua representatividade a importância do seu legado”, disse o subsecretário Glaucio.  

O que também ficará marcado, mas dessa vez na História do Carnaval do Rio de Janeiro, é que, pela primeira vez, uma escola de samba irá realizar o primeiro desfile neutro em emissões de gás carbônico, com a neutralização do carbono do desfile da agremiação gonçalense, compensando as emissões oriundas da queima do diesel para movimentar os carros alegóricos, dos ônibus utilizados no traslado dos integrantes para ensaios e o desfile, do combustível utilizado nos geradores e, até mesmo, da energia consumida pelas máquinas de costura na confecção das fantasias.

Para garantir isso, os alunos do Instituto Abraço do Tigre, uma organização não-governamental fruto de programas sociais da Unidos do Porto da Pedra, realizaram o plantio de 136 mudas nativas de Mata Atlântica na Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno. 

“A escola vai apresentar na Marquês de Sapucaí o samba enredo ‘Invenção da Amazônia: Um Delírio do Imaginário de Júlio Verne’, e é a realização de um sonho ter a Ângela e outros importantes ambientalistas, participando desse momento”, afirmou Karla Ribeiro, coordenador do Instituto Abraço do Tigre. 

A ambientalista, que pela primeira vez vai pisar na Sapucaí, está com esperança na vitória.

“O carnaval como manifestação cultural tem um poder muito grande, além de ser um ato de resistência, especialmente esse samba enredo que mostra que estamos vivos e que apesar de todas as dificuldades impostas conseguimos chegar até aqui. Acredito que sou pé quente e que essa história linda e de luta do meu pai vai ajudar a Porto da Pedra a conquistar o título na Sapucaí”, afirmou Angela.

A Unidos da Porto da Pedra é a quinta escola a desfilar na Série Ouro na madrugada deste domingo (19).

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content