Início > Meio Ambiente > APA do Engenho Pequeno: biodiversidade e lazer em São Gonçalo

APA do Engenho Pequeno: biodiversidade e lazer em São Gonçalo

Publicado em:  22/05/2021

Local conta com variedade de espécies da fauna e da flora da Mata Atlântica

No dia 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. Desde 1991, o Município de São Gonçalo conta a Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, um exemplo de área com grande número de biodiversidade em nosso município, com variedade de espécies da flora e fauna da Mata Atlântica.

Através da realização de um Plano de Manejo Integrado, que também abrange o Parque Natural Municipal de São Gonçalo, foram identificadas na APA do Engenho Pequeno, vinte nascentes, 168 espécies da flora, incluindo árvores já ameaçadas de extinção, como o jequitibá, o pau-brasil e o ipê, além de 127 animais vertebrados, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios.

A APA do Engenho Pequeno recebe, regularmente, grupos que realizam visitas, caminhadas, piqueniques, trilhas, dentre outras atividades. O local também possui um circuito ciclístico, denominado Bike Park, que possui cerca de 3600 metros de extensão.

Plano de Manejo Integrado das Áreas de Proteção Ambiental

Está previsto para o segundo semestre de 2021 a elaboração do Plano de Manejo Integrado das recém-criadas APA Estâncias de Pendotiba, APA do Alto do Gaia e APA de Itaoca, que juntas totalizam 3.698,3 hectares de área protegida. O plano é fruto de compensação ambiental no valor de R$ 1 milhão e contempla a mobilização comunitária para proteção e desenvolvimento sustentável, além da formação de um comitê gestor integrado das unidades de conservação, que vai buscar interação da população local com essas áreas verdes, indo ao encontro do Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA), lançado pelo Setor de Áreas Verdes, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Agendamento de visitas na APA do Engenho Pequeno

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. O horário de funcionamento é das 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana e as atividades realizadas em grupo acontecem somente com agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones 2199-6511 e 2199-6336.

Foto: Ascom