Início > Meio Ambiente > APA do Engenho Pequeno é o primeiro órgão municipal de SG a utilizar energia solar

Publicado em:  29/11/2018

São Gonçalo deu o primeiro passo rumo à sustentabilidade por meio da utilização de energia renovável. Terminaram de ser instaladas, nesta semana, 18 placas solares na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno. A iniciativa vai gerar economia mensal de cerca de 60% na conta de energia elétrica do órgão público, que é o primeiro do município a aderir a esta prática.

A execução do projeto foi possível através da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com uma empresa de construção civil que atua na cidade. O acordo já havia garantido um grande processo de revitalização da APA, com o plantio de cerca de 6300 mudas de árvores, construção de auditório, equipamentos para visitação e, agora, a colocação dos painéis.

De acordo com o engenheiro civil da empresa Prince-CPA3, responsável pela colocação das placas, Roberto de Oliveira, os equipamentos têm garantia de 20 anos de uso. O investimento total na colocação dos 18 painéis (14 na sede e 4 nos postes da rua que dá acesso à APA) é de 47 mil reais. A expectativa é que o valor seja recuperado em até 5 anos, através da economia com os gastos na conta de energia .

“A APA costuma consumir entre 1800 e 2000 kilowatt (kw) por mês. Com as placas, a economia no consumo vai girar em torno de 60%. Apresentando algum defeito, elas são substituídas automaticamente. Além disso, a manutenção é simples e a limpeza é realizada naturalmente através das chuvas”, explica.

Para a administradora da APA, Luciane Marinho, a conta é simples: o investimento realizado através do TAC será recuperado em até 5 anos e terá duração de, no mínimo, 20 anos. Ela conta que o espaço tem sido utilizado cada vez mais como ponto turístico e de visitação da cidade e, como importante equipamento de promoção de preservação do meio ambiente, deveria servir como exemplo para projetos futuros.

“A APA tem passado por muitas etapas de reestruturação. Costumamos receber diversas excursões escolares, grupos de trilhas e passeios de bicicleta, por isso, buscamos investir na revitalização do espaço físico, colocação de brinquedos e novos jardins. Este projeto das placas solares estava engavetado, mas quando assumimos nesta gestão, com apoio do prefeito José Luiz Nanci e do secretário de Meio Ambiente, Rafael Abreu (Fael), buscamos recursos para colocá-lo em prática”, ressalta a administradora da APA, Luciane Marinho.

Falta apenas a instalação de um novo relógio, que deverá ser feito pela Enel em até 30 dias, para o funcionamento efetivo das 18 placas solares.

Energia solar

A energia solar é uma energia renovável obtida pela luz do sol, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica. Assim como a energia eólica, é uma das formas limpas de produção de energia que mais cresce no mundo.

A energia solar é proveniente da luz do sol e obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica.

Autor: Aaron Cesar
Foto: Jonas Guimarães