Início > Meio Ambiente > APA do Engenho será revitalizada

APA do Engenho será revitalizada

Publicado em:  17/02/2017

Foi assinado nesta sexta-feira, 17/02, o Termo de Compensação entre a Prefeitura de São Gonçalo e uma empresa de construção civil, que garante que a empresa construa na cidade em troca de contrapartida ambiental. Será disponibilizado R$ 1 milhão em investimentos na Área de Preservação Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, através do Projeto de Recuperação Florestal (PERF).

O prefeito José Luiz Nanci participou da reunião, que também contou com a presença do subsecretário do Ambiente, Claudio Galhano, e um representante da empresa de construção. De acordo com o subsecretário, a APA terá ações socioambientais em uma escola da rede municipal, além de outros projetos.

“A APA irá ganhar cerca de 2.500 árvores de espécies nativas, que terão manutenção a cada dois anos, além de turismo ecológico e um auditório, capaz de receber 60 pessoas a cada visita. A APA é como se fosse o “pulmão” de nossa cidade e nada mais justo que cuidarmos bem dela”, explica Galhano.

O projeto visa preservar a natureza e valoriza o espaço, que é pouco visitado. Além disso, os gonçalenses terão um motivo para programar passeios dentro do município, aproveitando assim as belezas escondidas e pouco vistas.

“Com a revitalização da APA, os maiores beneficiados serão os gonçalenses. O local poderá se tornar um ponto de encontro entre os amantes da natureza, que poderão contemplar as belezas, muitas vezes, escondidas e pouco conhecidas pelos gonçalenses. Além de servir como base para estudantes”, concluiu o prefeito.

O Projeto:
A revitalização da APA contará com uma reorganização do espaço físico da área, com instalação de vias pavimentadas, calçadas e jardins, brinquedos, auditório, oficina com depósito de equipamentos, viveiro de mudas, pórtico, bicicletário, estacionamento, além de dois mirantes.
A APA também ganhará sistemas de fossa/filtro/sumidouro, passagem para pedestres, postes com iluminação solar e lâmpadas de LED e ainda sistema fotovoltaico, suprindo o consumo de energia da sede.