Início > Meio Ambiente > APA Estâncias de Pendotiba receberá novos plantios do Florestas do Amanhã

APA Estâncias de Pendotiba receberá novos plantios do Florestas do Amanhã

Publicado em:  22/10/2021

Local vai ganhar espécies endêmicas da Mata Atlântica

Na última quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma ação de preparação para novos plantios de espécies endêmicas da Mata Atlântica na APA Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula. Novos berços que receberão as mudas foram abertos na área de preservação. A ação de reflorestamento faz parte do Programa Florestas do Amanhã, uma parceria da Prefeitura de São Gonçalo com o Ministério Público Estadual e a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).

Em São Gonçalo, o programa prevê o plantio e manutenção de árvores nativas da Mata Atlântica na Fazenda Colubandê, Morro da Matriz, APA do Engenho Pequeno, APA das Estâncias de Pendotiba, APA do Alto do Gaia e também a área área do Instituto Gênesis, contemplando um total de 90 hectares (quase um milhão de metros quadrados) pelo período de quatro anos. A ação cumpre o Acordo de Paris, que prevê a redução da emissão de gases causadores do aquecimento global, a partir da recuperação de espécies endêmicas da Mata Atlântica.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Carlos Afonso, a participação do município no programa Florestas do Amanhã é primordial para o cuidado das áreas remanescentes de Mata Atlântica no município, além de deixar um legado – técnico – que dará continuidade à preservação ambiental dessas áreas, principalmente no que diz respeito à recuperação das nascentes e cursos d’água.

“Graças à plantação e manutenção de novas mudas, hoje temos na APA do Engenho Pequeno a reconstituição de nascentes antes perdidas na nossa cidade. Por isso este projeto é tão importante para o desenvolvimento ambiental de São Gonçalo”, destacou.

“É o maior projeto de reflorestamento que a cidade já recebeu” completou o biólogo e Subsecretário de Meio Ambiente Gláucio Teixeira Brandão.

Além do plantio de mudas, durante os quatro anos de vigência do Florestas do Amanhã, também estão previstas atividades de monitoramento como o controle de pragas, observação dos animais silvestres e das vegetações que surgirem no entorno das mudas plantadas. Participaram da ação o secretário de Meio Ambiente, Carlos Afonso, o técnico em Meio Ambiente, Fernando Medeiros, e a supervisora da APA das Estâncias de Pendotiba, Raquel Parisi.

Florestas do Amanhã

O Programa Florestas do Amanhã nasceu de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), homologado pelo Ministério Público, que garantiu o repasse de recursos de compensação ambiental relativos aos impactos provocados pelo Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ao Fundo da Mata Atlântica (FMA).

O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), que tem como objetivo reflorestar 1,1 mil hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 2,5 milhões de mudas de espécies endêmicas do bioma em diversas unidades de conservação do território fluminense.

Serão 2,5 milhões de árvores plantadas em cidades da Região da Bacia Hidrográfica V, abrangendo os municípios Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Maricá, Niterói, São Gonçalo, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, São João de Meriti, Nilópolis, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro.

Foto: Renan Otto